25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
29/11/2020

Terra se assemelhava a Vênus há 4,5 bilhões de anos, sugere pesquisa

Foto: Reprodução

Representação artística de como a Terra pode ter sido há 4,5 bilhões de anos e de como ela é hoje

Há cerca de 4,5 bilhões de anos, a atmosfera da Terra era mais parecida com a de Vênus do que com a de hoje, sugere uma pesquisa publicada no Science Advances.

 

Liderado por Paolo Sossi, pesquisador do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), o estudo partiu de uma hipótese sobre a formação da Terra que é aceita por cientistas atualmente: a de que a superfície terrestre já foi completamente coberta por magma, a massa de rocha em fusão que é expelida por vulcões. "Há 4,5 bilhões de anos, o magma trocava gases constantemente com a atmosfera à sua volta. O ar e o magma influenciaram um ao outro. Então, você pode aprender sobre um [ao estudar] o outro" explicou Sossi em comunicado.

 

Na pesquisa, o cientista e seus colegas recriaram seu próprio magma em laboratório. Para isso, eles misturaram um pó com a composição do manto derretido da Terra e o aqueceram a cerca de 2 mil graus Celsius usando uma fornalha especial com laser, dentro da qual foi possível deixar gases fluírem em torno da substância incandescente e interagirem com ela.

 

Veja também

 

Segundo estudo, Sistema Solar se formou em menos de 200 mil anos

 

'Bola de fogo' misteriosa rasga o céu e cai no mar. VEJA VÍDEO

 

Na pesquisa, o cientista e seus colegas recriaram seu próprio magma em laboratório. Para isso, eles misturaram um pó com a composição do manto derretido da Terra e o aqueceram a cerca de 2 mil graus Celsius usando uma fornalha especial com laser, dentro da qual foi possível deixar gases fluírem em torno da substância incandescente e interagirem com ela.

 

Quando a mistura quente esfriou, os pesquisadores observaram como o ferro que estava presente nela oxidou ao entrar em contato com os gases na fornalha. Eles compararam o novo material a rochas do próprio manto da Terra – chamadas de peridoditos –, que trazem vestígios da atmosfera primitiva do nosso planeta na oxidação de ferro delas.

 

Núcleo da Terra é sólido. (Foto: NASA / JPL-Caltech)

 

Sossi e sua equipe tentaram definir quais das rochas criadas em laboratório se assemelhavam mais aos materiais extraídos da natureza para determinar qual das misturas de gases do experimento seria a mais próxima da antiga atmosfera terrestre. “O que descobrimos foi que, após o resfriamento do estado de magma, a jovem Terra tinha uma atmosfera ligeiramente oxidante, com dióxido de carbono como seu principal constituinte, além de nitrogênio e um pouco de água”, disse Sossi.

 

Além disso, superfície do planeta tinha uma pressão 100 vezes maior do que a de hoje, e sua alta temperatura fazia com que a atmosfera fosse muito mais alta. Dessa forma, a antiga Terra tinha uma atmosfera mais parecida com aquela que observamos em Vênus atualmente.

 

De acordo com Sossi e seus colegas, os resultados do estudo levam a duas conclusões principais. A primeira é a de que a Terra e Vênus começaram com atmosferas muito parecidas, mas o nosso planeta vizinho acabou perdendo toda a sua água por ser mais próximo do Sol, o que o torna mais quente. A Terra, por sua vez, manteve os seus oceanos, e eles absorveram grande parte do dióxido de carbono presente no ar.

 

Vênus: simulação em computador do seu hemisfério norte (Foto: NASA/JPL)

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Já a segunda conclusão é a de que uma das teorias mais populares sobre o surgimento da vida na Terra – a de que descargas elétricas interagiram com gases e acabaram criando aminoácidos – talvez não seja tão provável assim. Isso porque, de acordo com o novo estudo, a abundância de gases necessários para essa dinâmica não teria sido suficiente no nosso planeta.

 

Fonte: Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.