19 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
06/06/2024

Triagem Neonatal: SES-AM promove encontro com profissionais de saúde do Estado

Foto: Alex Pazzuelo/Secom e Divulgação SES-AM

Ação em virtude do Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que é oferecido em todas as maternidades da rede estadual de saúde

Em referência ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado no dia 6 de junho, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) irá promover, nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/06), o Encontro Estadual do Programa de Triagem Neonatal. O evento acontecerá em Manaus, com transmissão para todos os municípios, pela plataforma YouTube.

 

O objetivo da ação, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é destacar a importância do Teste do Pezinho, exame que garante o diagnóstico precoce, tratamento apropriado e redução de sequelas em recém-nascidos.

 

A Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho, é uma ação preventiva, realizada logo após o nascimento do bebê, e que permite fazer o diagnóstico de várias doenças, de forma a poder tratá-las precocemente. O Governo do Amazonas oferece o exame em todas as maternidades da rede estadual de saúde.

 

Veja também

 

Luminárias de LED do Programa Ilumina+ Amazonas são produzidas na Zona Franca de Manaus

 

Ipem-AM reprova e interdita balanças no Aeroporto Internacional de Manaus

 

 

No Amazonas, em 2023, 52.312 mil crianças fizeram o exame nas maternidades vinculadas à SES-AM. De janeiro a abril deste ano, 17.748 mil bebês realizaram o Teste do Pezinho nas unidades.

 

A secretária Nayara Maksoud destaca que o exame permite o tratamento necessário, diminuindo ou eliminando as sequelas associadas a cada uma das doenças consideradas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), do Ministério da Saúde (MS).

 

Maksoud ressalta a importância da realização desse evento voltado a profissionais de saúde. “Esse exame permite identificar doenças graves que, inicialmente, não apresentam sintomas. Por esta razão, esse encontro é muito importante, para que possamos manter os profissionais atualizados sobre o tema e, principalmente, para reforçar os protocolos adotados para assegurar a eficiência do processo”, disse ela, reforçando que o evento contribui com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.

 

Fotos: Alex Pazzuelo

 

EVENTO

 

O encontro, realizado pela SES-AM, por meio da Coordenação Estadual da Triagem Neonatal e Coordenação Estadual da Saúde da Criança, contará com a participação de representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

O encontro ocorrerá no auditório da Faculdade Martha Falcão – Wyden, localizada na rua Natal, n° 300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, com a realização de palestras ministradas por profissionais que atuam nos Serviços de Referência de Triagem Neonatal do Estado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram     

 

De acordo com a coordenadora Estadual da Triagem Neonatal da SES-AM, Jéssica Areque, nos dois dias de evento serão abordados temas, como: Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias; Orientação Genética – Traço Falciforme; Toxoplasmose Congênita; Doenças Metabólicas e Genéticas Triadas no Teste do Pezinho; Triagem Neonatal na População Indígena, entre outros.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.