29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
05/06/2021

Um único ovo tem mais de 50 nutrientes e inúmeros benefícios para a saúde

Foto: Reprodução

Levantamento completo indica quais são eles e seus benefícios para o organismo

Isso mesmo, com mais de 50 nutrientes, o ovo fornece proteínas, aminoácidos, lipídeos, minerais, além de boa parte das vitaminas de que o nosso corpo necessita.

Entre seus inúmeros benefícios, ajuda a diminuir a incidência de doenças crônicas (cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão arterial), protege a saúde dos olhos, reforça o sistema imunológico, fortalece músculos e combate o envelhecimento precoce.


Um minucioso levantamento feito pela Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos, mostra os benefícios e indicações médicas e cada substância presente no ovo. A tabela completa deste estudo, com a composição média nutricional do ovo, pode ser acessada abaixo.

 

Veja também

 

Afinal, quanto de água temos que beber por dia?

 

Comer uma fruta ou verdura com larvas faz mal?


Veja quanta coisa tem por dentro desse “gigante” da alimentação universal e se surpreenda!


Promove o ganho de massa muscular. O ovo é rico em proteínas, essencial para o desenvolvimento muscular. Além de um coquetel formado por ácido aspártico, ácido glutâmico e leucina, aminoácidos, que estimulam a produção de massa muscular; e fósforo, lisina e sódio, que mantêm a saúde dos músculos.


Previne o envelhecimento precoce graças à luteína, magnésio, selênio, serina, vitaminas A e E, que têm ação antioxidante, protegendo as células sadias do organismo da ação dos radicais livres.


Na gestação e infância é importante na formação óssea devido ao cálcio. Ao lado do magnésio, o cálcio também ajuda a reduzir riscos de pré-eclâmpsia. A vitamina D atua na prevenção da diabetes gestacional. O ferro e as vitaminas B6 e B12 influenciam no desenvolvimento do feto e no crescimento infantil.


Ossos mais fortes mesmo na idade adulta. O cálcio presente nos ovos continua fazendo a diferença, pois previne osteoporose e fraturas. Fósforo, lisina e vitamina D contribuem para a saúde de ossos e dentes.


Reduz o risco de diabetes graças ao potássio e vitamina D. Mesmo para quem já tem diabetes o ovo é benéfico, pois é rico em magnésio e vitaminas B6 e E, que auxiliam no controle da doença.


Melhora o desempenho de exercícios físicos, já que o ovo é fonte de energia, rico em lipídeos, arginina e leucina.


Excelente para aumentar a imunidade, pois contém vitaminas, em especial a D, minerais como selênio e zinco, e ácido aspártico e ácido glutâmico.


Auxilia na cicatrização da pele e pós-operatória. Fonte de zinco, arginina, lisina, vitaminas A e E, que atuam no crescimento celular e se refletem na reparação dos tecidos.


Protege o fígado. A presença de arginina, colina e vitamina E ajudam a diminuir a quantidade de gordura no fígado, e o selênio reduz a inflamação causada pela gordura.


Alívio para os sintomas da TPM graças à presença do cálcio e do magnésio que juntos diminuem a contração muscular do útero, aliviando cólicas e dores nas costas e de cabeça. A vitamina B6 evita o inchaço e proporciona bem-estar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Contribui para a saúde dos olhos. Os ovos são uma boa fonte de luteína e zeaxantina, que protegem contra a oxidação de lipoproteínas e estão envolvidos na acuidade visual, reduzindo riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata. Também são fontes de vitaminas E e D, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória que auxiliam na proteção da visão. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.