23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
25/05/2020

Universo paralelo: o que está por trás da suposta descoberta da NASA?

Foto: Reprodução

Universo paralelo

A NASA acaba de anunciar uma descoberta que poderia mudar a história da humanidade: um grupo de cientistas afirmou que tem provas da existência de um universo paralelo que é ao lado do nosso.

 

O relatório divulgado sobre a descoberta de um universo existente em pé de igualdade com o nosso foi o resultado de uma leitura inadequada de um artigo publicado meses atrás, no qual cientistas - muito indiretamente relacionados à NASA - tentavam explicar o resultado de experimentos que eles apresentaram com uma antena instalada na Antártica para detectar raios cósmicos.

 

Em princípio, nos relatos oficiais da NASA, onde geralmente mantém as notícias sobre suas ações e descobertas bastante atualizadas, eles não relatam nada sobre esse suposto universo paralelo.

 

Veja também

 

Nasa detecta evidências de universo paralelo onde o tempo retrocede

 

Descoberta sobre microrganismos abre caminho para achar vida fora da Terra

 

 

A mídia que divulgou as notícias que não eram tão exatas citou o Bangladesh Dhaka Tribune, que por sua vez cita uma mídia britânica Daily Star.

 

Mas a investigação na qual essas mídias basearam suas notícias foi um pouco mais longe: um artigo publicado em 8 de abril deste ano na revista especializada New Scientist, intitulado "Podemos ter visto um universo paralelo retrocedendo no tempo" ( " Podemos ter descoberto um universo paralelo que remonta ao tempo" ).

 

O rastreamento de notícias e dados para chegar à verdade por trás dos anúncios bombásticos que a NASA supostamente fez foi feito pela página Colombiacheck, uma organização composta por mais de 100 jornalistas da Colômbia dedicados a analisar notícias e verificar dados e isso faz parte da prestigiada Rede Global de Verificadores de Fatos.

 

As informações surgem de pesquisas produzidas por cientistas que analisam os resultados lançados pelo radar Anita para capturar raios cósmicos únicos na Antártica. As informações surgem de pesquisas produzidas por cientistas que analisam os resultados lançados pelo radar Anita para capturar raios cósmicos únicos na Antártica.

 

O que o artigo original diz

 

 

Lá é explicado que o artigo New Scientist mencionado cita um cientista chamado Peter Gorham, que na verdade não trabalha na NASA, mas é professor de física na Universidade do Havaí, nos Estados Unidos. Por acaso, Gorham faz parte da equipe de cientistas que trabalham no Antivetic Transitive Boost Antenta (Anita), um projeto financiado pela NASA.

 

Como eles dizem naquele artigo, Anita é "um radiotelescópio para detectar neutrinos de raios cósmicos de energia ultra alta de um balão científico sobrevoando a Antártica".

 

É o "primeiro observatório de neutrinos de qualquer tipo". O que a New Scientist relata em seu site é que, em um experimento realizado pela equipe de Anita em 2016, publicado em 2018, foram detectados neutrinos - partículas subatômicas - que não vieram do céu, mas, aparentemente, do próprio solo terrestre, algo teoricamente impossível.

 

 Então surgiu uma das possíveis explicações para esse fenômeno que surpreendeu a equipe de cientistas: que os neutrinos vieram de um universo paralelo. New Scientist é a única saída que fala sobre essa explicação para a descoberta de Gorham e sua equipe, no mês de abril deste ano. Após a publicação no Daily Star, as informações foram replicadas em várias mídias ao redor do mundo.

 

Um tempo antes, em uma entrevista com sua universidade em 2018, Gorham explicou que é provável que sua equipe tenha descoberto um novo tipo de partícula e que, portanto, estamos enfrentando um novo modelo de física. Ele não menciona a possibilidade de um universo paralelo na entrevista.

 

 

No artigo da New Scientist, Gorham diz que uma hipótese que surgiu foi uma "que nem todos estavam à vontade". Mas nesta citação, ele não estaria se referindo à existência de um universo paralelo, como alguns meios de comunicação o interpretaram.

 

A existência de um universo paralelo é apenas uma das hipóteses que tentam explicar a origem dos raios de neutrinos que os cientistas detectaram na Antártica.

 

O que Gorham explica na entrevista na New Scientist, é um fenômeno muito complicado que poderia ter acontecido com os neutrinos detectados. Ele diz que essas partículas podem ter atravessado todo o planeta - de norte a sul, passando pelo centro da Terra - e é por isso que o globo de Anita às detectou como vindas do solo antártico. Mas, como ele explicou, os neutrinos não têm a capacidade de "atravessar a matéria em alta velocidade", embora haja um tipo desses neutrinos que pode se transformar em outro tipo de partícula, chamado de que eles podem atravessar a matéria. 

 

No entanto, os cientistas de Anita explicaram que é altamente improvável que os neutrinos se transformem em outra partícula e depois se transformem em neutrinos. Mas eles calcularam que as chances de algo assim acontecer são "uma em um milhão".

 

Fotos: Reprodução

 

Mais tarde, em seu artigo, a New Scientist explora outra hipótese, para a qual ele cita outros cientistas: uma possível explicação para essa transformação e retransformação dos neutrinos é a existência de um universo paralelo, criado ao mesmo tempo que o nosso. durante o Big Bang , mas que está em constante contração (ao contrário do nosso, que está em constante expansão).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Mas, em conclusão, essa hipótese é apenas isso, uma hipótese, e não foi comprovada. E por sua vez, a NASA não disse nada sobre isso. Embora seja muito bom lê-la nas manchetes e a ideia seja fascinante para quem não se resigna à ideia da existência de um único universo.

 

Notícia do Minuto

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.