16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
22/07/2021

Uso frequente de analgésicos provoca riscos à saúde; ENTENDA

Foto: Reprodução

Uso frequente de analgésicos provoca riscos à saúde

Há pessoas que criam o hábito de tomar remédio sem prescrição médica, muitas vezes até sem saber a origem daquela dor, mas você sabia que o uso contínuo de analgésicos pode causar prejuízos à saúde?

 

Em contrapartida o uso frequente deve ser avaliado. "Por exemplo, uma dor diária nas costas, que impede as atividades corriqueiras e dificulta o sono, pode ser um sinal de que algo não está bem. Ao aliviar a dor, o diagnóstico acontece tardiamente e doses maiores de medicamentos são necessárias à medida que deixam de fazer o efeito desejado".

 

Além disso, se io indivíduo ingerir altas doses de medicamentos analgésicos simples sem recomendação médica, como dipirona e paracetamol, cria-se uma predisposição a hepatite medicamentosa, lesões estomacais e sangramentos.

 

Veja também

 

Estudo indica que sintomas de menopausa podem ser controlados com dieta rica em soja

 

Dieta é aliada contra psoríase, que afeta pele e articulações

 

Função dos analgésicos

 

Uso prolongado de analgésicos traz riscos à saúde | VEJA 

 

Os analgésicos simples, como dipirona e paracetamol são medicamentos que ajudam a controlar a febre. Mas, também existem analgésicos mais potentes, os chamados opioides, que não são vendidos em farmácias sem prescrição médica. Eles têm um efeito mais potente ao aliviar dores, mas contém efeitos adversos.

 

"Quando houver um quadro de febre (com temperatura maior ou igual a 37,8) e dor moderada, nesses casos são permitidos o uso de dipirona ou paracetamol sem recomendação, desde que o indivíduo não tenha alergia a essas substâncias. Caso a febre não diminua e a dor não desapareça, é recomendado uma avaliação médica para que as causas sejam identificadas e tratadas".

 

Já as dores que aparecem de forma aguda, após um trauma ou de forma espontânea, que não prejudiquem as atividades do dia a dia, ou seja, e não interferem na execução dos movimentos do corpo e raciocínio, são essas que geralmente respondem bem aos analgésicos simples e em doses baixas, pois a função do analgésico é resolver as dores, independentemente da causa e intensidade dessa dor.

 

Dor neuropática

Fotos: Reproduções

 

Vale ressaltar que doses altas de analgésicos simples ou opioides devem sempre ser prescritas por um profissional capacitado e quando sentir dores crônicas o ideal é procurar ajuda para viver sem o incômodo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

Consultoria: Dra. Fernanda Monteiro, médica especializada em medicina de família e comunidade.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.