28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
05/04/2020

Veja como fica a guarda compartilhada dos filhos na quarentena?

Foto: Pexels

Especialistas apresentam soluções para manter os acordos de visita e moradia dos filhos durante o distanciamento social

A guarda compartilhada, quando regulamentada, estabelece uma forma de convívio entre os pais e filhos que prevê períodos com a mãe e outros com o pai. Em época de distanciamento social, o tema tem tudo para virar polêmica. O acordo deve ser suspenso em razão do coronavírus?

 

Segundo o professor de Direito da Família da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Marcelo Santoro, o primeiro ponto a ser destacado é que tem de haver bom senso entre os pais.

 

"Diante de uma situação extraordinária como a que estamos vivendo, devemos pensar nos seguintes pontos: o convívio com ambos os genitores é um direito da criança, previsto no artigo 227 da Constituição Federal. Além disso, há de ser respeitado o princípio do melhor interesse da criança, o que quer dizer que, sem exageros, o convívio pode ser restrito a meios de contato digital", recomena.

 

Veja também

 

Moradores de rua enganam estômago com água e esperam horas no sol por comida


Picos de novos seguidores de Bolsonaro coincidem com crises

 

De acordo com ele, não existe fórmula mágica, cada caso é um caso com características próprias.

 

"O que funciona para o vizinho que reside no mesmo quarteirão que o filho, pode não funcionar para uma mãe ou pai que tem o filho em outra cidade. O assunto é recente e polêmico, e a solução vai ser dada caso a caso", explica.

 

Renata Mangueira de Souza, especialista em Processo Civil e Família e sócia do escritório Silva Nunes Advogados, a recomendação é "negociar, negociar, negociar".

 

"É preciso que os adultos sejam civilizados, tenham bom senso e façam sua parte. Não pode existir o distanciamento emocional, para isso os recursos da tecnologia, como whatsapp, internet, podem ajudar. Importante é todo mundo se manter saudável emocionalmente", sugere.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A advogada frisa que as visitas servem não só para os pais, como para o resto da família, para ver os avós. Com esse impedimento, outros recursos precisam ser usados para que as crianças mantenham essas pessoas na memória. "Criança precisa e ritmo e repetição para gravar sua rotina."

 

Renata ressalta que a guarda compartilhada é um contrato. Se uma das partes não cumprir, segundo seu entendimento, deveria haver direito a ressarcimento, mas não é o que se vê na prática do judiciário. 

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.