25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
08/03/2021

Veja imagem incrível do Sol feita por fotógrafo em seu quintal

Foto: Reprodução

Feita no fundo de seu quintal

Uma foto diferente do Sol, tirada no quintal de um usuário do Reddit na semana passada (27), está chamando a atenção nas redes sociais pela sua riqueza de detalhes e por ter sido obtida através de método exclusivo de processamento de imagens desenvolvido pelo próprio fotógrafo.

 

Com o lema “fotografando as curiosidades do universo ao seu redor”, o Jason Guenzel utiliza o seu perfil TheVastReaches para divulgar o seu trabalho no Reddit, Instagram e no Facebook, além de vender seus produtos no mercado de arte online Fine Art America.

 

Veja também

 

Astronautas fazem caminhada espacial para mexer em painéis solares

 

Cientistas encontram água e compostos orgânicos em asteroide pela primeira vez

 

Feita no fundo de seu quintal, a foto mostra a “natureza turbulenta da cromosfera solar”, ou a segunda das três camadas principais da atmosfera do Sol, explica Guenzel, que faz questão de destacar o grande desafio desse tipo de fotografia “devido à luz avassaladora da fotosfera abaixo”.

 

Foto: TheVastReaches/Reddit/Reprodução

Foto: Reprodução

 

Como foi feita a foto do Sol?


O fotógrafo esclarece que imagens solares são sempre processadas por um software especial para revelar seu contraste, mas especificamente nessa foto publicada ele diz que levou esses métodos o mais longe possível, e mais além. Mostrando a Região Ativa 2804, é possível também observar uma mancha solar perto da borda, que é “grande o suficiente para engolir a Terra inteira!”, segundo a postagem.

 

Para conseguir a textura da foto, Guenzel utilizou um filtro de hidrogênio alfa que mostrou camadas do plasma da cromosfera solar. Depois de "empilhada", a foto foi progressivamente editada de forma a acentuar o contraste das estruturas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Embora se autodenomine um fotógrafo de fundo de quintal, o profissional utilizou alguns equipamentos sofisticados na produção da imagem: um refrator acromático Explore Scientific AR152, um filtro solar Daystar Quark Chromosphere, um sensor CMOS ASI174MM-Cool e um tripé Celestron AVX. Se comprado nos EUA, o preço desse hardware seria na faixa de US$ 4.000, quase R$ 23 mil.

 

Fonte: Tecmundo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.