29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
02/04/2020

Você sabia que os ácaros vivem em seus poros, comem sua gordura e ficam com você enquanto você dorme?

Foto: Reprodução

Ácaros vivem em seus poros, comem sua gordura e ficam com você enquanto você dorme

Calma, nós explicamos: antes que você se assuste com a ideia, saiba que não só você, como também outros de sua espécie – inclusive o seu amado ou sua amada – possuem dezenas de aracnídeos em seus rostos, se alimentando silenciosamente de seus óleos naturais.

 

Talvez isso não tenha ajudado muito, não é mesmo? Mas está tudo certo: esses aracnídeos semelhantes a carrapatos são conhecidos como ácaros de face (gênero Demodex) e, de acordo com um novo vídeo criado pela equipe do KQED San ??Francisco, eles vivem uma vida pacífica enterrada nos poros faciais da maioria dos adultos humanos. Veja só:

 

Curiosamente, esses ácaros não são encontrados em bebês – eles são transmitidos através do contato maternal. Eles vivem perto das raízes dos folículos pilosos em homens e mulheres, escondidos dentro de seus poros.

 

Veja também

 

Conheça os 5 estudos científicos que resultaram em descobertas bizarras

 

Conheça Poopoo land, o parque de diversões mais bizarro do mundo que fica na Coréia do Sul. VEJA FOTOS

 

 

Apesar de terem uma aparência estranha, com oito pernas, eles são maior parte seres transparentes e microscópicos, medindo cerca de 0,3 mm cada, de acordo com um artigo da NPR.

 

 

 

Você deve estar se perguntando: poxa, mas eles têm de viver no rosto mesmo? Pois é: considere o fácil acesso a um banquete de sebo que o corpo libera, ainda mais em folículos, e você terá a razão pela qual eles vivem ali. E, de preferência, no lugar mais gorduroso possível, tipo aqueles poros da zona T do rosto.

 

Os ácaros demodex procuram sempre uma refeição gordurosa, enterrando-se nos poros, onde dormem durante o dia. À noite, quando você está dormindo, eles rastejam para a superfície da sua pele para acasalar. É isso mesmo – há uma festa noturna no seu rosto e você não está convidado.

 

 

De acordo com um estudo publicado em 1992 na revista Clinical and Experimental Dermatology, folículos infestados podem conter meia dúzia de ácaros de uma vez, com espaço para muitos mais e cada ácaro pode viver por cerca de duas semanas. Esses ácaros não representam ameaças conhecidas para os seres humanos, a menos que se acumulem em número verdadeiramente grande, às vezes levando a uma doença chamada demodicose.

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em humanos, a “demodicose é capaz de causar um brilho vermelho ou branco na pele, sendo frequentemente associada a um declínio na resposta do sistema imunológico”, revela Kanade Shinkai, dermatologista da Universidade da Califórnia, em San Francisco. Segundo Shinkai, a condição é rara e a maioria das pessoas vive pacificamente com os ácaros do rosto até a velhice.

 

Mistérios do Mundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.