19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/09/2019

Vulcão americano pode devastar a América do Norte e matar bilhões de pessoas

Foto: Divulgação

supervulcão de Yellowstone

Muitos fenômenos da natureza chamam atenção e preocupam por seu poder e fúria. Furacões, tsunamis, vulcões, todos eles são estudados e são motivo de preocupação constante por conta de sua força de devastação.

 

Mas um livro recentemente publicado por Bryan Walsh, chamado “Fim dos Tempos”, reacende a preocupação com um vulcão meio esquecido. Walsh destaca a erupção do supervulcão de Yellowstone, nos Estados Unidos, em sua publicação, colocando-o como um evento que pode acabar com grande parte da vida humana na Terra.

 

Localizado no estado de Wyoming, o vulcão Yellowstone não entra em erupção com muita frequência, e embora não seja possível precisar quando ele pode explodir novamente, a erupção pode acontecer a qualquer momento. A última aconteceu há 640 mil anos.

 

Veja também

 

Furacão Dorian cai para categoria 3, mas ainda ameaça costa dos EUA

 

Homem sai na porrada com um puma para salvar seu cachorro. VEJA A HISTÓRIA

 

Quais são os riscos?


O problema é que, quando acontece, a erupção é devastadora, lançando rocha, poeira e cinzas para o céu — o que é capaz de torná-lo negro, como na última explosão. Além disso, o fluxo de magma criado poderia ser capaz de enterrar áreas a quilômetros de distância. Partes do Colorado, Wyoming e Utah ficariam sob as cinzas. Regiões do Centro-Oeste seriam cobertas por pelo menos alguns centímetros dessas cinzas, criando uma verdadeira imagem de cinema, daqueles filmes de fim do mundo — daí o título do livro.

 

 

 

Além de tudo isso, o planeta seria coberto por um véu ácido criado com a emissão de poeira e gases tóxicos, como monóxido de enxofre, refletindo assim a luz do Sol. Com isso, o clima global sofreria um arrefecimento dramático que levaria anos para se dissipar.

 

O resultado seria sentido diretamente na terra, com colheitas inteiras devastadas, além da destruição da rede elétrica. Sem luz solar, calor e comida, o destino de milhares de pessoas seria a morte. De acordo com o próprio Walsh em artigo escrito para o New York Times, um relatório da European Science Foundation de 2015 chamou o que poderia acontecer de “a maior catástrofe desde o início da civilização”.

 

Segundo Jerzy Zaba, geólogo da Universidade da Siésia, em Katowice, na Polônia, aproximadamente 5 bilhões de pessoas morreriam em decorrência dos efeitos das mudanças climáticas em uma explosão do Yellowstone. Ele sugeriu ainda que, para sobreviver, a única saída seria fugir da América do Norte, o que impulsionaria uma onda de refugiados americanos tentando entrar em outros continentes.

 

Quando o vulcão poderá explodir?


Apesar do risco devastador, não é possível calcular quando o supervulcão de Yellowstone entrará em erupção. O Parque Nacional de Yellowstone tem uma área sísmica ativa que recebe cerca de 3 mil pequenos terremotos por ano, mas explosões catastróficas são raras. O vulcão explodiu totalmente há 2,1 milhões de anos atrás, depois há aproximadamente 1,3 milhão e há 640 mil anos atrás houve a chamada “erupção do Lava Creek”. Ou seja, a média é de que o vulcão entre em erupção entre 660 mil e 800 mil anos.

 

 

Fotos: Divulgação

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Sem certezas absolutas, Walsh ressalta a importância de se investir em estudos e programas vulcânicos que, atualmente, tem US$ 22 milhões destinados, enquanto a FAA gasta cerca de US$ 7 bilhões por ano em segurança da aviação.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.