23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
26/05/2021

WhatsApp processa governo da Índia em oposição à lei que poderia 'rastrear mensagens'

Foto: Reprodução

Aplicativo diz que proposta indiana de identificar autor de determinada mensagem seria inconstitucional e violaria direitos de privacidade das pessoas.

O WhatsApp abriu um processo nesta quarta-feira (26) contra o governo da Índia por considerar que uma nova lei sobre a internet é inconstitucional e violaria direitos de privacidade das pessoas, segundo a agência de notícias Reuters.

 

A lei indiana, anunciada em fevereiro e que passa a valer nesta quarta (26), exige que aplicativos de mensagens identifiquem a pessoa que originou determinado conteúdo.

 

O WhatsApp considera que isso exigiria rastrear cada mensagem enviada pelo seu serviço, violando os direitos de privacidade dos usuários.

 

Veja também 

 

Alemanha investiga se Google abusa de posição dominante ao tratar dados de usuários

 

Guillermo Lasso assume Presidência do Equador

A Índia é o maior mercado do app, com quase 400 milhões de usuários. Nos últimos meses, o país tem pressionado o aplicativo a suspender a sua nova política de privacidade, que prevê mais compartilhamento de dados com o Facebook, que é dono da plataforma.

 

As autoridades locais consideram que o WhatsApp poderia ter uma maneira de localizar as contas que começam a espalhar desinformação por meio de uma técnica chamada "traceability", ou "rastreabilidade".

 

O aplicativo alega que isso poderia enfraquecer a criptografia de ponta a ponta, mecanismo que garante que somente o remetente e destinatário possam visualizar o conteúdo da mensagem.

 

Segundo o WhatsApp, seria impossível prever quais mensagens o governo indiano poderia querer investigar e que, portanto, todos os chats teriam que ser armazenados.

 

A técnica de "rastreabilidade" chegou a ser proposta no Brasil na discussão do projeto de lei das fake news, o que gerou reação de grupos de defesa de direitos digitais como a Electronic Frontier Foundation (EFF).

 

O trecho foi removido do texto, que ainda está sendo avaliado pela Câmara dos Deputados.

 

Outras empresas de tecnologia, como a Mozilla, apoiam a visão do WhatsApp sobre a opção de "rastreabilidade".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O ministro de eletrônica e tecnologia da informação da Índia, Ravi Shankar Prasad, afirmou que a recusa do WhatsApp em cumprir as novas diretrizes é um "ato claro de desafio". 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.