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O que comer no Carnaval para ter mais energia e evitar a ressaca. VEJA DICAS DE ESPECIALISTA

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Foto: Nutricionista indica o que é melhor ingerir antes e depois da diversão nas festas e blocos para curtir a folia sem prejudicar a saúde

Vai pular o Carnaval? Então fique de olho na alimentação para garantir a energia necessária para os quatro dias de folia, sem perder o pique logo de cara. A nutricionista Rosana Perim, gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, dividiu com o R7 uma série de dicas para ajudar o folião.

 

As fundamentais são: tome muita água, alimente-se bem e nada de jejum. “A gente precisa lembrar de nunca ficar sem se alimentar. O corpo vai gastar muita energia para pular, dançar e andar bastante a pé, por longas horas. E o que dá energia é, principalmente, carboidrato”, diz ela.

 

Assim, antes de sair para as festas, coloque no prato os itens que são ricos nesse nutriente, como massas, pães, arroz, batata. “Tudo isso é bom para o pré-carnaval. O carboidrato é como se fosse a gasolina do carro, precisamos dele para ter pique”, completa.

 

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Uma boa sugestão é fazer um prato de massas com molhos menos gordurosos, como o de tomate e o bolonhesa, para a refeição pré-carnavalesca. Rosa afirma que os molhos brancos, muito ricos em queijo e cremes, não são indicados para esse momento, pois demoram mais para ser digeridos.

 

“Evite muita gordura, frituras e alimentos pesados. Antes de sair, prefira os grelhados com saladas e os carboidratos como acompanhamentos, ou mesmo um sanduíche bem reforçado”, ensina.

 

Vale investir também nas frutas, verduras e legumes, que trazem vitaminas e minerais e contribuem para reforçar a imunidade, prevenindo doenças, gripes e resfriados.

 

Coma antes de beber

 

Rosana destaca, ainda, que os foliões que pretendem consumir bebidas alcoólicas devem sempre comer alguma coisa antes. “Se você bebe de estômago vazio, a absorção do álcool é muito mais rápida”, lembra ela.


Além disso, a hidratação é fundamental. Como a bebida alcoólica desidrata, o ideal é intercalar as doses com muita água para repor os líquidos. Uma opção é tomar água de coco e bebidas reidratantes, que são ricas em glicose e sais minerais, ajudando a repor as perdas ocasionadas pelo calor e suor.

 

Embora a primeira coisa que venha à mente como acompanhamento dos drinques sejam petiscos gordurosos, como coxinhas, pastel e bolinhos, a nutricionista recomenda evitá-los, pois dificultam a digestão. “Dê preferência para sanduíches naturais, tapiocas recheadas com queijos mais leves, como a ricota, ou frango desfiado”, diz ela. “Salada de frutas com iogurte, açaí e smoothies também ajudam a hidratar e, ainda, refrescam”.

 

Depois do bloco, reforce o prato

 

Se, antes da folia, o ideal é comer bem, porém de maneira leve, depois da bagunça toda e das horas de pé, vale chegar em casa e fazer uma refeição mais reforçada. “Tem gente que chega e já vai direto dormir, com o estômago vazio. Mas o ideal é sempre comer alguma coisa, mesmo que tenha virado a noite. É melhor tomar um café da manhã reforçado e descansar, ou jantar antes de dormir, para ter energia para o dia seguinte”, lembra a nutricionista.

 

Caso, logo de cara, o folião tenha exagerado na bebida e a ressaca bateu, Rosana recomenda caprichar ainda mais na hidratação e se alimentar com saladas, frutas e grelhados no dia seguinte. “Faça refeições mais leves para não sobrecarregar mais ainda o fígado e o estômago”, recomenda.

 

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E, durante a folia, é importante aplacar o calor e a sede com água, bebidas reidratantes, chás gelados e frutas refrescantes, como melancia, melão e abacaxi. “São bem leves e hidratam bastante, assim como os sucos de frutas”, diz Rosana.

 

Por fim, a recomendação final para manter a saúde na folia é evitar alimentos que estragam rapidamente, como molhos à base de maionese, carnes cruas ou malpassadas, etc. “Cuidado com as comidas de ambulantes, que podem ficar no sol por várias horas. Evite os salgadinhos fritos, preferindo os assados, e capriche na água. De resto, é só se jogar na diversão”.

 

R7

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