29 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
15/01/2018

10 fraudes históricas que você não vai acreditar que fizeram sucesso. VEJA FOTOS

Foto: Reprodução

Em 1835, um tabloide chamado The Sun, dos EUA, trouxe uma série com seis artigos mostrando a descoberta de vida e de civilização na Lua!

1. O menino dos dentes de ouro


“Hoax”, em inglês, significado “engano”, mas também é usado para pegadinhas propositais, que espalham notícias falsas como sendo verdadeiras.

 

Um dos primeiros casos disso aconteceu em 1593, na região da Silésia, onde atualmente fica a Polônia.

 

Veja também
 
Com novas regras, Receita estima que 52 mil empresas migrem para modalidade MEI
 

Reza a lenda que um menino de 7 anos de idade se tornou popular por nele ter nascido um dente de ouro. Muita gente acreditou, mas, é claro, não passava de um dente encapado com ouro – prática que se tornou comum.

 

2. As fadas de Cottingley

 

 

Duas primas que viviam em Cottingley (Inglaterra) enganaram o mundo em 1917, com uma séries de fotos em que apareciam rodeadas por fadas!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Até mesmo Sir Arthur Conan Doyle, criador do Sherlock Holmes, caiu nessa história. Elas só foram desmentir o caso em 1983, já bem velhinhas, dizendo que tinham feito as fotos usando moldes de papelão.

 

3. A farsa Fortsas

 

 

Em 1840, na Bélgica, correu um boato entre bibliotecários, livreiros e colecionadores de arte de que uma coleção raríssima seria colocada à venda em um leilão.

 

O rumor dizia que um homem chamado Jean Nepumocene August Pichauld, morto no ano anterior, tinha cópias originais e raras de vários primeiros volumes cobiçadíssimos. Quando entusiastas de toda a Europa chegaram à cidade de Binche, descobriram que isso não passava de um trote.

 

4. O gigante nu

 

 

O Gigante de Cernes Abbas é uma figura conhecida na aldeia de mesmo nome, localizada na Inglaterra. Trata-se da imagem de um homem nu, com um tacape na mão e uma ereção poderosa na encosta de uma montanha.

 

Primeiramente, as pessoas acreditavam que seria alguma referência muitíssimo antiga, apesar de ter surgido na região “apenas” em 1694 – e, sim, como uma forma de brincadeira que sobreviveu aos séculos.

 

5. O gigante de Cardiff

 

 

Uma das maiores enganações em solo norte-americano foi organizada por uma tabacaria de Nova York, em 1869. Um homem petrificado, com 3 metros de altura, havia sido supostamente descoberto durante a escavação de um poço no vilarejo de Cardiff.

 

Seu criador pensou na brincadeira depois de se envolver em uma discussão sobre a existência de gigantes no livro Gênesis da Bíblia.

 

6. O Santo Prepúcio

 

 

Relíquias religiosas se tornaram alvo fácil de manipulação e invenção durante a Idade Média.

 

Nessa época, muitas igrejas da Europa alegavam possuir o prepúcio de Jesus Cristo, que havia sido retirado dele durante a circuncisão em seu nascimento – prática comum dos judeus.

 

7. Os habitantes da Lua

 

 

Em 1835, um tabloide chamado The Sun, dos EUA, trouxe uma série com seis artigos mostrando a descoberta de vida e de civilização na Lua!

 

Esses achados foram atribuídos a Sir John Herschel, um dos maiores astrônomos ingleses da época e, por isso, tiveram bastante credibilidade.

 

8. A árvore comedora de gente

 

 

Um artigo do New York World, de 1874, narra a assustadora história de uma mulher entregue como alimento para uma árvore em Madagascar.

 

O relato foi feito por um suposto explorador alemão e permaneceu “real” até 1955, quando um cientista de verdade disse que tudo não passava de um grande mito que existiu durante décadas.

 

9. A Guerra dos Mundos

 

 

Provavelmente uma das maiores brincadeiras de todos os tempos foi a narração do ator Orson Welles de uma adaptação de “A Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells, no Halloween de 1938.

 

O programa radiofônico supostamente criou um pânico generalizado – algo por vezes contestado, já que a audiência não foi tão elevada quanto a história insiste em relatar.

 

10. A mulher que deu à luz coelhos

 

Fotos: Reprodução 

 

Em 1726, uma mulher inglesa chamada Mary Toft ficou famosa por supostamente dar à luz alguns coelhos!

 

Exatamente isso: ela jurava que os bichinhos haviam sido gerados por ela. Mais tarde, porém, médicos renomados examinaram o seu útero até ela confessar que tinha inventado a história para ficar famosa. 

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.