26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
05/05/2016

3ª Copa Oscar Santos de Judô é neste sábado (7), no ginásio da Apae, em Manaus

Foto: Emanuel Mandes Siqueira

No próximo sábado, 7 de maio, a partir das 8h, o ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na avenida Perimetral, Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, recebe a 3ª Copa Oscar Santos de Judô. O evento é uma realização da Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam). A entrada será 1 kg de alimento não perecível – todos os donativos serão destinados à própria Apae.

 

De acordo com o organizador, professor Gláucio Mendonça, a competição será disputada nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. A programação começa com o festival infantil - uma grande apresentação da nova geração de judocas amazonenses.

 

 

A 3ª Copa Oscar Santos marca a estreia do judoca Francisco Perceu, de 17 anos, como treinador. Ele foi campeão brasileiro escolar em 2014, ganhou o prêmio Brasil Olímpico no mesmo ano e representou o Amazonas no Campeonato Europeu Cadete de Judô em 2015. Agora, como acadêmico no primeiro período de Educação Física na Uninorte, ele inicia um projeto social de judô e jiu-jítsu.

 

Quem foi Oscar Santos?

 

O homenageado foi mais uma vítima da violência que assola a juventude amazonense. O judoca Oscar Ferreira dos Santos, então com 18 anos, foi morto com um tiro nas costas no dia 10 de março de 2014, após sair de um treino da Escola Estadual Rui Barbosa Lima, no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus. A morte, segundo a família, teria sido avisada por meio de mensagem em um aplicativo de celular. O principal suspeito do crime, identificado como “Lucas”, seria namorado de uma jovem de 16 anos com a qual o lutador mantinha um relacionamento amoroso.

 

Fotos: Emanuel Mandes Siqueira

 

Segundo Gláucio Mendonça, que era o técnico de Oscar Santos, até hoje o crime não foi solucionado. “Criamos a competição como forma de homenagem. Ele era atleta da seleção amazonense de judô e tinha um grande futuro no esporte”, lamenta o mestre que lidera o projeto social da Acopajam, na Vila da Prata, Zona Oeste de Manaus.

 

Apoiadores

 

A 3ª Copa Oscar Santos de Judô tem apoio da Samel, Governo do Amazonas (Sejel), Prefeitura de Manaus (Semjel), Apae Manaus, Federação de Judô do Amazonas (Fejama), Amazon Sat e Emanuel Sports & Marketing.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.