06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
11/02/2014

Acusado de abusar sexualmente de 14 meninos, ex-prefeito de Urucará nunca foi julgado

Foto: Reprodução / Internet

Antônio Taumaturgo é casado e tem 52 anos

Acusado de abusar sexualmente de pelo menos 14 meninos com idades entre 9 e 16 anos de idade, o médico e ex-prefeito de Urucará, Antônio Taumaturgo Caldas Coelho, até hoje não foi julgado.


Os crimes teriam ocorrido no período de 2002 a 2005, alguns quando o cearense Antônio Taumaturgo era prefeito de Urucará, cidade situada no Baixo Amazonas, a 281 km de Manaus e com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009.


132 MIL PESSOAS JÁ "CURTIRAM" O "PORTAL DO ZACARIAS" NO FACEBOOK. CURTA VOCÊ TAMBÉM!


O "PORTAL DO ZACARIAS" TEM MAIS DE 170 MIL SEGUIDORES NO TWITTER. SIGA TAMBÉM!

 

Nesse período, foram instaurados dois inquéritos: um pela Polícia Federal (PF) e outro pela Polícia Civil. O da Polícia Civil foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e virou processo, mas nunca andou. Com o inquérito da PF não se sabe o que aconteceu.


Em dezembro de 2010, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, presidida pelo senador Magno Malta, chegou a aprovar requerimento convocando Antônio Taumaturgo para depor (clique aqui para ver o documento), porém a convocação só ficou no papel.


A CPI também aprovou dois outros requerimentos sobre o caso: um requisitando ao TJAM “cópia integral dos autos do Processo que tramita na Comarca de Itapiranga/AM que tem por denunciado o Sr. Antônio Taumaturgo Caldas Coelho”, e outro solicitando à PF “cópia integral dos autos do Inquérito Policial n.º 490/2005”, no qual o ex-prefeito também é investigado.


Tudo lambança. Nenhum dos requerimentos chegou ao seu destino. Suspeita-se que o senador Alfredo Nascimento tenha intercedido junto a Magno Malta pelo ex-prefeito.


Por que Alfredo Nascimento faria isso? Simples: Antônio Taumaturgo é do mesmo partido a que ele e Magno Malta pertencem, ou seja, o PR, do qual Nascimento é presidente nacional. Não há outra justificativa plausível. Ou há?


Entre as supostas vítimas de Antônio Taumaturgo está um adolescente de 16 anos que morava em Itapiranga, em cujo hospital público o ex-prefeito trabalha hoje como cirurgião geral.


O abuso, cometido em 2002, foi comprovado por exame feito pelo Instituto Médico Legal (IML). “(...) Anus competente e continente com ruptura da mucosa recente localizada as 1 hora em analogia ao mostrador de relógio compatível com coito anal recente”, diz o laudo (clique aqui para acessá-lo).

 

Hoje, a reportagem do PORTAL DO ZACARIAS vai tentar ouvir o ex-prefeito; o prefeito de Itapiranga, Nadiel Serrão: o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim; a Polícia Federal, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho, e o deputado Luiz Castro, autor da proposta de CPI para investigar crimes de pedofilia no Amazonas.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.