25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
01/09/2014

Brasil inicia sua caminhada pelo tetra mundial com vitória sobre a Alemanha

Foto: FIVB

Lucão foi destaque no primeiro set após início complicado da seleção

Com atuação tranquila, seleção faz 3 a 0 naquele que era considerado por Bernardinho o adversário mais difícil do grupo na primeira fase do campeonato.


O semblante fechado de Bernardinho foi se desfazendo em poucos minutos. A Alemanha não parecia assim tão perigosa quanto o técnico imaginava, apesar de ter começado melhor. Com os nervos sob controle e uma atuação consistente de Lucão, passou sem sustos pelo jogo de estreia do Mundial da Polônia. Nesta segunda-feira, em Katowice, nem as pancadas de Georg Grozer foram capazes de roubar a tranquilidade. E aquele que era considerado o adversário mais complicado do Grupo B caiu pelo placar de 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/19 e 25/17.


- O mais importante num primeiro jogo como esse, com pressão, era controlar os nervos. Ter calma, continuar a jogar. Vimos o vídeo, estávamos preocupados com o potencial deles. E agora estamos felizes por termos vencido um time competitivo. Mas temos que manter os pés no chão e trabalhar duro. Sem ilusão. Foi só um primeiro passo. O caminho é longo - disse Bernardinho.


Lucarelli foi o maior pontuador do jogo, com 13 pontos, seguido por Lucão com 12 pontos, e Wallace com 11. Grozer foi o destaque alemão, pontuando 11 vezes.


- Eles fizeram excelentes amistosos contra Estados Unidos e Itália. Mas acredito que sentiram o nervosismo. Pesou também jogarem contra uma equipe mais forte que a deles, que tem responsabilidade da vitória. Acho também que Grozer fez a diferença no saque, com sequências boas, mas poderia ter sido mais usado pelo levantador no ataque - afirmou Lucão.


O próximo compromisso de Bruninho & Cia., que buscam o quarto título consecutivo no campeonato, será na quarta-feira, contra a Tunísia. A partida será às 15h15 (de Brasília) com transmissão do SporTV e em Tempo Real no GloboEsporte.com.

 



O jogo - Os três pontos de vantagem (8/5) colocavam um sorriso no rosto da equipe alemã. Do outro lado, o Brasil conversava, buscava os ajustes para tomar o comando do placar. Bernardinho revezava os líberos. Mário Jr e Felipe faziam sua parte. Mas foi Lucão quem colocou ordem na casa. Aparecia cheio de autoridade pelo meio e ainda parava Grozer, o craque alemão, no bloqueio. A virada veio e a diferença subia sem sustos para 19/14. Na lateral da quadra, Bernardinho mantinha a mão no queixo. Nem precisava gritar. O time tinha a parcial sob controle e saía na frente: 25/21.

 


Jogadores do Brasil comemoram durante a vitória contra a Alemanha na

estreia do Mundial (Foto: FIVB)


- Consegui dar uma sequência boa, primeiro no ataque, e casou com uma rede muito boa com o Murilo sacando bem, quebrando o passe. É o que facilita o bloqueio. A gente começou bem, começou com o pé direito. Conseguiu colocar um padrão de jogo muito bom dentro de quadra. Mas vida segue, muitos jogos por aí - disse Lucão.


Parecia caminhar sem muitos problemas para um novo triunfo no set seguinte. Até que as falhas em sequência aconteceram e os quatro pontos de frente se perderam. Os alemães conseguiam o empate (7/7), mas passar eram outros quinhentos. Lucarelli e Wallace não deixavam. E ainda tiravam proveito das bobeadas dos rivais (11/8). Grozer tentava acordar seus companheiros com um de seus potentes ataques. Mas Lucão também mostrou que entende do riscado e freou a tentativa de reação (21/17). De cabeça baixa, a Alemanha via o prejuízo aumentar: 25/19.


A torcida já não cantava mais como antes. A seleção caminhava a passos largos para manter sua escrita no Mundial: nas cinco vezes anteriores que se enfrentaram na competição, o Brasil nunca sofreu um revés. Os comandados de Vital Heynen assimilavam o golpe. O bloqueio já não subia mais como antes. Grozer já não era a arma mais eficiente (16/9). Na lateral da quadra, Bernardinho cobrava atenção. Pedido feito, pedido atendido. Vissotto, Lipe e Rapha que até então não haviam entrado em ação, vinham para o jogo. E também deram a sua contribuição na tranquila vitória.


Fonte: globoesporte.globo.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.