Mulheres entre 20 e 45 anos usam hidratante diariamente
O Brasil é o terceiro maior consumidor global de produtos para o corpo. Pesquisas da Natura apontam o uso do produto diariamente por mulheres de 20 a 45 anos. Parte delas - tal como acontece com o banho - usa hidratante mais de uma vez ao dia.
- Cabelo e corpo são muito importantes para a brasileira. A relação das mulheres com a beleza é multifacetada. Em linhas gerais, tem a ver com higiene, também para os homens. Estar belo é estar limpo e perfumado. Não à toa, no Nordeste, se usa a expressão "dar um cheiro" - explica Denise Figueiredo, diretora de Marcas e Consumidor da Natura.
Para agradar a essa clientela ávida por novidades, a Natura investe 2,5% de sua receita líquida anual em inovação. Aposta em produtos com foco em sustentabilidade e bem-estar, como as linhas Sou, focada em sustentabilidade, e Todo dia, de apelo mais sensorial.
A empresa encomendou uma pesquisa completa para entender a relação da mulher com a beleza no país. O estudo efetivamente antropológico - você sabia que no Nordeste a média é de três a quatro banhos por dia? - mostra que "A beleza é o resultado de um esforço individual, que pode e deve ser mostrado aos outros como um capital conquistado".
Estar bela é uma questão de status e de empoderamento. E, claro, para a brasileira, beleza é agora. Há também um forte caráter de inclusão social no cuidado com a beleza.
- A brasileira mantém de seis a nove categorias de produtos de beleza em sua cesta de compras. Isso independe da classe social. O que está havendo em todas as classes agora é uma sofisticação nesse consumo - observa Denise.
As áreas de proteção solar e maquiagem, continua ela, estão em franca expansão. O mercado de maquiagem vem crescendo acima de 20% nos últimos anos e com um perfil cada vez mais sofisticado. Fragrâncias já são ponto forte. Enquanto o tratamento para o rosto segue com imenso potencial a ser explorado. Uma beleza de cenário.
Fonte: oglobo.globo.com