26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
26/09/2014

Candidatos a vaga de juiz participam de sorteio para prova oral

Foto: Divulgação / TJAM

Em sessão pública no Plenário da Câmara Cível, os candidatos foram sorteados entre dois turnos – matutino e vespertino, às 8h ou às 14h, respectivamente – em três dias distintos (29 e 30 de setembro, e 1º de outubro)

O presidente da comissão de concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e vice-presidente do TJAM, desembargador Aristóteles Thury fez, na manhã desta sexta-feira (26), o sorteio da ordem da arguição dos 24 candidatos a vaga de juiz de direito. Em sessão pública no Plenário da Câmara Cível, os candidatos foram sorteados entre dois turnos – matutino e vespertino, às 8h ou às 14h, respectivamente – em três dias distintos (29 e 30 de setembro, e 1º de outubro).

 

A mesa foi composta pelo desembargador Thury, pelo coordenador de concursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antônio Luiz Nunes Ferreira, e por Ademário do Rosário Azevedo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

“O sorteio da ordem entre esses quatro candidatos será feito momentos antes do início da arguição. E sorteio dos pontos que cada candidato será 24 horas antes da sua arguição, ou seja, os candidatos que farão o exame oral na próxima segunda-feira (29) terão o ponto sorteado no domingo (28), pela manhã e pela tarde, e assim sucessivamente”, explica o coordenador da FGV, Antônio Luiz Ferreira, responsável pela organização do certame.

 

Os pontos que os possíveis futuros juízes terão de apresentar estão no edital e os candidatos já têm conhecimento. “Esse sorteio serve para preservar a transparência do processo, para que não haja dúvidas. Além disso, sorteamos os dias e turnos pois não há condição de ouvir todos em apenas um dia, devido ao tamanho do processo”, acrescentou Ferreira.


Sorteios de pontos

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) reforça que, na impossibilidade de comparecimento do candidato aos sorteios dos pontos da prova oral, que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2014, será aceita a presença de representante com procuração outorgando poderes especiais para o acompanhamento do citado sorteio, que deverá apresentar, além do instrumento procuratório, com firma reconhecida, o documento de identidade original do procurador e cópia legível do documento de identidade do candidato.

 

Banca

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa responsável pelo certame, formou uma comissão avaliadora da prova oral formada por membros do Judiciário do Rio de Janeiro.

 

Integram a comissão os desembargadores do TJRJ, Elton Martinez Carvalho Leme, Jacqueline Lima Montenegro, Luciano Sabóia Rinaldi de Carvalho, Marcus Henrique Pinto Basílio e Ricardo Couto de Castro, além do professor doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), José Ricardo Cunha, dos promotores de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Márcio Souza Guimarães e Robson Renault Godinho, e dos procuradores do Estado do Rio, Rudy Tavares Ribeiro e Sérgio Pyrrho.

 

Avaliação

 

A prova oral terá dez examinadores para arguir cada candidato. A média de arguição do candidato pode variar, não podendo ultrapassar 15 minutos por examinador, que escreverá sua nota na planilha do candidato. Ao final da arguição, o presidente da mesa lacrará a planilha em envelope opaco, com a rubrica de todos os examinadores. O envelope será colocado num cofre.

 

O candidato será aprovado se a média aritmética de todas as notas for igual ou superior a 6. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.