26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
17/09/2014

Dez grupos são premiados na categoria prata do Festival Folclórico do Amazonas

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Dez dos 43 grupos folclóricos participantes da categoria prata do 58º Festival Folclórico do Amazonas receberam títulos de campeões na noite desta terça-feira, 16. A apuração das notas dos jurados e a premiação dos respectivos vencedores ocorreu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no Auditório Gabriel Gentil, com a presença dos representantes dos grupos e suas torcidas, que acompanharam o resultado com animação.


Os vencedores integram os contemplados pelo edital № 003/2014, da Prefeitura de Manaus, que, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), pela primeira vez realizou o festival juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).


Ao todo, foram avaliados diversos quesitos nas categorias: Quadrilha Tradicional, Ciranda, Dança Nordestina, Quadrilha Cômica, Dança Internacional, Dança Alternativa, Quadrilha Duelo, Dança Regional, Dança Nacional e Tribo, como indumentária, música e ritmo, originalidade e harmonia.


Entre os campeões, estão grupos como a quadrilha JAQ na Roça, que pela segunda vez conquista o título na categoria Tradicional. O grupo do conjunto Ouro Verde, zona Leste de Manaus, surgiu em 2004 e desde então participa de apresentações culturais. Outro grupo que saiu campeão foi o Descendentes de Lampião, na categoria de Dança Nordestina. Para o representante do grupo, Janilson do Carmo, é uma vitória especial. “Nosso grupo já existe há 22 anos e isso só nos estimula a continuar nosso trabalho no bairro do São José”, afirmou ele.


Para o diretor do Departamento de Políticas Culturais da Manauscult, Márcio Braz, a premiação foi o momento de consolidar a participação da Fundação na realização do evento deste ano. “Para nós, foi muito gratificante chegar aqui na reta final do festival vendo os grupos organizados, acompanhando atentamente a apuração dos vencedores. Isso reflete como fizemos um festival bem organizado e participativo, já que todos os termos do evento foram discutidos anteriormente com os grupos”, ressaltou o diretor.


Os grupos folclóricos que receberam o título de campeão na categoria prata poderão concorrer no próximo ano no edital para a categoria ouro. O festival, que teve início no dia 22 de agosto, se encerrará nesta quarta-feira, 17, com apresentações da Mostra Folclórica.


Confira os campeões da categoria Prata:

 

CATEGORIA

CAMPEÃO

PONTUAÇÃO

Quadrilha Tradicional

JAQ NA ROÇA

436,00

Ciranda

INDEPENDENTE DO COROADO

485,60

Dança Nordestina

DESCENDENTES DE LAMPIÃO

473,40

Quadrilha Cômica

JOÃO E MARIA

488,40

Dança Internacional

CAXEMIRA

397,50

Dança Alternativa

SHOW FUNK NA ROÇA

485,00

Quadrilha Duelo

EM BUSCA DA PAZ

417,00

Dança Regional

SERAFINA

420,50

Dança Nacional

CAFÉ DA REDENÇÃO

451,90

Tribo

TRIBO DOS KAYAPÓS

396,80


 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.