26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/05/2015

Estudantes e professores da Estácio da área da saúde dão orientações à população, na Ponta Negra

Foto: Reprodução / Internet

A atividade, de 19h às 21h, envolverá cerca de 60 alunos.

Alunos e professores da Faculdade Estácio Amazonas estarão na Praia da Ponta Negra, nesta quarta-feira, 20, dia de faixa liberada para prática de exercícios, realizando uma ação de orientação aos frequentadores sobre os cuidados com a saúde e oferecendo serviços de aferição da pressão arterial, verificação da taxa de glicemia e do índice de massa corporal (IMC).


A atividade, de 19h às 21h, envolverá cerca de 60 alunos, dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Farmácia e Nutrição. A ação faz parte da “8ª Jornada Acadêmica de Enfermagem”, que começou na segunda-feira, 18, e encerra nesta quarta-feira.


Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, Ana Cristina Laghi, na abordagem aos frequentadores do local, estudantes e professores irão alertar sobre a importância de manter o cartão de vacinação atualizado e chamar a atenção para a campanha de imunização contra Influenza, que se encerra nesta sexta-feira, em todo o país. Outro ponto que será destacado por eles são os benefícios, para a saúde, da prática regular de exercícios físicos.


Para as crianças que estiverem no local, os alunos do curso de Ciências Biológicas estarão com o “Jogo de Tabuleiro da Educação Ambiental”. Com a brincadeira de perguntas e respostas, a intenção é promover a conscientização ambiental.


A Jornada de Enfermagem tem como tema, este ano, “O conhecimento para a qualidade na assistência”. O evento foi criado com o objetivo de proporcionar discussões sobre o mercado de trabalho para os profissionais da área e a reflexão sobre a importância da Enfermagem solidária e responsável.


Ana Cristina Laghi ressalta que as atividades foram preparadas para que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer, através da experiência de profissionais renomados, o dia-a-dia de quem trabalha com Enfermagem. A coordenadora diz que o mercado de trabalho para a Enfermagem é bastante diversificado e os estudantes devem ficar atentos ao leque de opções. “O enfermeiro pode atuar na área assistencialista, de prevenção, ensino e pesquisa. É bom que os alunos tenham conhecimento, ainda na faculdade, de todas essas possibilidades que o mercado oferece”, explicou.


A Jornada de Enfermagem começou na segunda-feira, com uma mesa redonda sobre o mercado de trabalho. Como palestrantes, participaram os enfermeiros Ester Barbosa, 1ª tenente da Policlínica Naval de Manaus; Ricardo Pinto, membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia; Eurides Silva, professora da Faculdade Estácio Amazonas e a tenente coronel Karla Christina Passos, que atua no Hospital Militar de Manaus.


Um dos pontos altos da mesa redonda foi o relato da enfermeira Eurides Silva, sobre os dois anos em que trabalhou em uma comunidade indígena no Alto Solimões. Ela destacou as dificuldades de atuar distante dos grandes centros e ter que se adaptar a uma cultura diferente.


Nesta terça-feira, 19, os alunos participam de uma noite cultural, com show musical e peças teatrais preparadas pelos próprios estudantes, contando a história das enfermeiras Florence Nightingale, que atuou na Alemanha, e a brasileira Anna Nery. As duas foram pioneiras no desenvolvimento da Enfermagem moderna.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.