26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/07/2014

FMT-HVD sedia encontro sobre Hepatites, reunindo autoridades nacionais e internacionais

Graça Alecrim destaca que o evento terá palestras com profissionais renomados do cenário nacional e internacional, além de mesas redondas para discussões sobre a prática clínica na área

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) vai sediar, na segunda-feira, dia 28, o “Encontro Amazônico sobre Hepatites Virais”, que vai reunir autoridades nacionais e internacionais sobre o tema. O objetivo do evento – que acontece no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e está sendo organizado pela Gerência de Virologia da instituição –, é promover a atualização dos profissionais de saúde envolvidos nas atividades de diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico de pacientes portadores dos vários tipos da doença. “É também uma oportunidade para debater sobre os desafios que ainda envolvem o tema e permitir a troca de experiências dos profissionais que atuam na área”, destacou a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim.


rnCerca de 80 pessoas são aguardadas para o encontro, que vai acontecer das 9h às 18h, no Auditório Luiz Montenegro, da FMT, cuja sede fica localizada na av. Pedro Teixeira, 25, Dom Pedro. A atividade faz parte da programação complementar do simpósio ‘Hepatologia do Milênio’, que está sendo realizado em Salvador, nesta semana (entre os dias 23 e 25), coordenado pela Universidade Federal da Bahia, por intermédio do médico hepatologista Raimundo Paraná. Da Bahia, o especialista segue para Manaus, com um grupo de convidados, para participar do Encontro Amazônico.


rnGraça Alecrim destaca que o evento, que tem a maioria das vagas destinada a convidados, reunirá palestras com profissionais renomados do cenário nacional e internacional, além de mesas redondas para discussões sobre a prática clínica na área. O cronograma prevê, ao todo, 12 palestras e mesas redondas.

 


rn“Profissionais dos municípios das calhas dos rios Purus, Juruá e Solimões, além de parte dos que atuam nos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), também foram convidados a participar”, esclareceu. Parte dos profissionais foi selecionada pela Coordenação Estadual de DST – AIDS e Hepatites Virais, vinculada à FMT-HVD.


rnA gerente de Virologia da FMT-HVD, Márcia Castilho e o pesquisador Wornei Braga destacam que, entre os participantes, estão previstos médicos, residentes, farmacêuticos, biólogos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos científicos na área. Entre os temas escolhidos para as palestras estão “Tratamentos das hepatites B e C”, “Transplante de fígado” e “Hepatite Delta” – esta última de alta incidência na região.


rnCastilho destaca que, embora a atividade seja para convidados, profissionais da área da saúde interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 2127-3447 – virologia@fmt.am.gov.br. Eles passarão por uma seleção e, dependendo da disponibilidade de vagas, serão chamados ao evento.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.