26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
15/07/2014

José Melo: “O povo agora conhece o meu jeito caboclo de governar”

Foto: Reprodução / Internet

José Melo: “Dentro de 30 dias todo o problema do Proama estará resolvido, com a completa reparação dos danos causados por uma balsa que danificou aquela estação de bombeamento de água”

Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS - Nesta entrevista, concedida à Rede Tiradentes, o governador José Melo conta como faz para conciliar suas ações administrativas com a campanha eleitoral. “Estou animado com as pesquisas”, diz ao se referir sobre a disputa com Eduardo Braga, e fala também acerca do Proama e da PEC que prorroga a Zona Franca de Manaus.

 

RT – Governador, o senhor ficou com quantos partidos?


Governador José Melo – Ficamos com 16 partidos, que coligaram para deputado federal, fizemos um chapão. Fizemos cinco coligações para deputado estadual. Ficamos com um pouquinho mais de oito minutos de tempo de TV. Fizemos uma bela coligação que será vitoriosa no pleito eleitoral.


RT – Como conciliar uma candidatura com os interesses do governo?


Melo – Exige muito sacrifício, tenho que me desdobrar durante o dia para dar conta do governo. Eu dou a voz de comando e os meus secretários dão o toque do trabalho. Durante o dia sou governador e. a partir das 17 horas, entro no campo político juntamente com o meu vice Henrique Oliveira, que tem um conhecimento muito grande da cidade de Manaus. Ele me ajuda muito na parte política.


RT – O Henrique trabalha mais a capital enquanto o senhor vai ao interior, é assim a divisão de tarefas?


Melo – Eu me dedico também a Manaus, mas nós dividimos um pouco as tarefas.


RT – Governador José Melo, o senhor assumiu o governo em abril deste ano enfrentando ameaça de greve na polícia. Como o senhor vem coordenando essas coisas que afrontam o período eleitoral?


Melo – Minha experiência acumulada conta muito para isso, eu que estive no olho do furacão de três governos, trabalhando com o Amazonino Mendes, com o Eduardo Braga e com o Omar Aziz. Quando assumi, me deparei com a questão da data base dos servidores que nos últimos três anos o nosso governo estabeleceu. Antes, não havia data base. Este ano, nós temos um impeditivo, que é a legislação eleitoral. Essa lei, em ano de eleição, só permite repor a inflação. Então, nós sentamos e conversamos. Aconteceu também com a segurança pública, com os praças, tivemos que discutir a lei dos praças, uma lei muito importante. Recentemente, sentamos com a Polícia Civil onde equacionamos uma lei que vai garantir, ao longo dos próximos três anos, melhorias significativas para delegados, investigadores e escrivães. A única categoria que ainda não conseguimos fechar são os peritos, estamos conversando. Discutimos também a educação, conseguimos chegar a um denominador comum, e conseguimos também com a saúde. A minha experiência tem permitido que eu chegue a um entendimento com os servidores de forma mais rápida. Há ainda a questão dos auxiliares de enfermagem. Vamos ver o que o meu orçamento permite e vamos negociar com eles dentro dos limites da legislação eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

“Quando assumi, me deparei com a questão da data base dos servidores

que nos últimos três anos o nosso governo estabeleceu. Antes, não havia data base.

Este ano, nós temos um impeditivo, que é a legislação eleitoral. Essa lei,

em ano de eleição, só permite repor a inflação”


RT – Como está a questão do Proama?


Melo – Eu e o prefeito Arthur Neto resolvemos, pelo menos em parte, a questão do fornecimento d`água, religamos os poços que estavam desligados, contratamos carros-pipas para fazermos chegar água aonde os poços não alcançam. A Prefeitura cuida bem da Ponta do Ismael. Com isso, nós conseguimos normalizar 80 por cento do fornecimento d`água nas zonas Norte e Leste da cidade de Manaus. Dentro de 30 dias todo o problema do Proama estará resolvido, com a completa reparação dos danos causados por uma balsa que danificou aquela estação de bombeamento de água.


RT – A obra de captação de água é tão frágil assim para uma balsa, que estava a deriva, danificá-la do jeito como aconteceu?


Melo – A balsa não era uma balsa qualquer, era uma balsa grande, carregada de areia e vinha com tanto peso que rompeu as defensas de proteção e bateu na plataforma de acesso. Foi um prejuízo de mais de 6 milhões de reais à primeira vista. Foi um prejuízo muito grande, mas o prejuízo maior são milhares de famílias ficarem sem água. Os trabalhos de recuperação ocorrem com cuidado para que, quando as bombas forem religadas, o tubo, que capta água para os tanques, esteja totalmente apoiado.


RT – O senhor enfrenta um cara, Eduardo Braga, considerado imbatível. O senhor tá animado, está confiante de que se tornou competitivo?


Melo – Estou muito animado e é claro que me tornei competitivo, eu me preparei para isso, conheço o meu Estado e tenho políticas públicas corretas não só para o dia de hoje, mas olhando o futuro dos nossos filhos. O meu adversário quer ser governador pela terceira vez e deixar o Senado nas mãos de pessoas sem afinidade com o nosso Estado. Eu me preparei e digo que as nossas pesquisas internas são extremamente animadoras e até me surpreenderam. De maneira que o povo do Amazonas vai me conhecendo e me acolhendo na medida em que conhece minhas propostas e o meu jeito caboclo de governar, o meu jeito caboclo de ser, tranqüilo, respeitador e humilde. Quero quatro anos de governo para poder mostrar ao povo como se governa da forma como eu sou. Tive um grande aprendizado com o Omar, com quem fiz um governo muito bem avaliado, um governo de oportunidades, voltado para o povo. Todas as nossas políticas públicas foram produto do que aprendemos diretamente com o povo, não fizemos nada em gabinete. O meu plano de governo também é produto disso, contempla a saúde e a educação de hoje, mas focando os horizontes de amanhã. É impossível não pensarmos em uma indústria gás-química se temos petróleo e gás. Temos que aproveitar o nosso potássio e sonharmos, sim, com uma indústria de fertilizantes. Temos que transformar o Amazonas no maior centro produtor de peixe de água doce do mundo. Temos que aproveitar os nossos minerais das regiões do rio Negro, de Maués e do Madeira. Temos que a aproveitar nossas frutas regionais e construir uma forte indústria de cosméticos. Por isso tudo eu estou preparado para enfrentar essa campanha, uma campanha que espero seja de propostas, de alto nível. Ninguém vai me levar para a lama das discussões mesquinhas, de ataques pessoais.


RT – O senhor acha que dá para o Senado votar até o dia 17 os dois turnos que faltam em relação à PEC que prorroga a Zona Franca de Manaus por 50 anos?


Melo – Na votação da Câmara Federal, conseguimos vencer com a ajuda do prefeito Arthur Neto, que foi deputado e senador com muita influência no Congresso Nacional, e com a ajuda do ex-governador Omar Aziz. Na Câmara conseguimos discutir todos os problemas atinentes a PEC da ZFM, como a Lei de Informática e as Áreas de Livre Comércio. A PEC foi para o Senado pronta e acabada. Basta só colocar em pauta, não há mais o que discutir.


RT – O senhor vai participar de todos os debates na televisão ? Se lhe atacarem, como o senhor reagirá?


Melo – Eu vou participar de todos os debates. Se me atacarem, eu vou reagir com minhas propostas, com o que eu e o Omar fizemos e com o que eu vou fazer. Na saúde, nós fizemos doze hospitais novos, fizemos o pronto-socorro da Zona Norte, pegamos o Francisca Mendes e fizemos mais cinco andares ao lado dele. Hoje o Francisca Mendes pode fazer transplante com uma tecnologia que introduzimos. Ampliamos a Maternidade Balbina Mestrinho. Na segurança pública, duplicamos a quantidade de policiais militares, triplicamos o número de delegados da Polícia Civil e chegaremos ao final de 2014 com trinta Dips. Implantamos o Ronda no Bairro, de forma que os investimentos em segurança pública ultrapassam 1 bilhão de reais.

 

“Eu estou preparado para enfrentar essa campanha, uma campanha que

espero seja de propostas, de alto nível. Ninguém vai me levar

para a lama das discussões mesquinhas, de ataques pessoais”


RT – Com relação á educação, o que Eduardo Braga fez e o que Melo e Omar Aziz fizeram?


Melo – No nosso governo, construímos vinte escolas de tempo integral contra sete do governo anterior. Readaptamos escolas, transformando-as em escolas de tempo integral, contra nove do nosso antecessor. Duplicamos o número de salas de aula no Centro de Mídia. Fizemos o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que o governo anterior não fez. Fizemos as promoções horizontais e verticais que o outro governo não fez. Estamos oferecendo agora 6 mil e 700 vagas para pós-graduações que o outro governo não fez. Na educação, não dá pra comparar. Nosso governo tem mais de 400 obras em andamento, das quais mais de metade estarão prontas para serem inauguradas até o final deste ano nas áreas da saúde, da educação e da segurança pública.


RT – O Eduardo Braga disse à Rede Tiradentes que o Ronda no Bairro é um bom programa, mas falta administração. A população se queixa da ausência do Ronda. Houve algum problema?


Melo – Na verdade, nós tivemos alguns problemas. O primeiro deles é que nós tivemos que nos concentrar muito na Copa do Mundo, e nós fomos elogiados pelo mundo inteiro no quesito segurança. Nosso governo foi bem avaliado durante a Copa e não tivemos problema de nenhuma natureza. A Copa acabou e nós estamos com 500 novos praças incorporados ao sistema, e a partir de agora as ações do Ronda serão normais em toda a cidade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.