26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/11/2014

Mais de 30 filmes sobre direitos humanos serão exibidos gratuitamente em Manaus

Foto: Divulgação / Semcom

A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Nesta segunda-feira, 24, Manaus inicia as atividades da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul (CDHHS). A abertura é às 19h30 com o filme “Que bom te ver viva”, da brasileira Lúcia Murat, homenageada desta edição. O evento será realizado até o dia 29 de novembro no Les Artistes Café Teatro, Centro, e exibirá 31 obras com abordagem sobre os Direitos Humanos e Educação em toda a América Latina e Hemisfério Sul.

 

Realizado nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal, a mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

 

Foto: Divulgação / Semcom

 

“Inserir o contexto social em obras de audiovisual também é uma oportunidade de fomento à cultura e à inclusão, uma vez que os filmes retratam situações da realidade as quais nosso continente vive”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

 

O evento é gratuito e todas as produções possuem opção de audiodescrição, destinada a pessoas com deficiência visual, e closed caption, para os deficientes auditivos. Além de filmes produzidos na América, o público poderá conferir obras do Egito, Índia e Jordânia – uma mistura de culturas e percepções. A sinopse dos filmes pode ser conferida no link http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/

 

Obras cinematográficas

 

Compõem a Mostra Competitiva 24 obras audiovisuais realizadas na América Latina, Ásia e África que se destacaram entre as 238 inscritas. São filmes de curta, média e longa-metragem, documentais ou de ficção, diferenciados não apenas por sua linguagem audiovisual, mas pela maneira pela qual suas formas conseguem colocar em cena diferentes questões relacionadas aos Direitos Humanos. Alguns deles já consagrados em festivais, outros ainda inéditos no Brasil, as produções desta mostra lidam com diferentes universos, abrangendo uma pluralidade de formas de existência do ser humano.

 

Programação

 

Confira a agenda desta segunda e terça-feira. A programação completa pode ser conferida no link http://tinyurl.com/MostraCDHHS

 

24/11 (Segunda- feira)
19h30 – Sessão de Abertura
“Que Bom Te Ver Viva” (Brasil, 1989), de Lúcia Murat

 

25/11 (Terça-feira)
14h – Mostra Competitiva (com audiodescrição)
“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (Brasil, 2014), de Daniel Ribeiro
“Sophia” (Brasil, 2013), de Kennel Rógis

 

16h – Mostra Lúcia Murat (com audiodescrição)
“Uma Longa Viagem” (Brasil, 2011), de Lúcia Murat

 

18h – Mostra Memória e Verdade (com audiodescrição)
“Cidadão Boilesen” (Brasil, 2009), de Chaim Litewski

 

20h – Mostra Competitiva
“A Morte de Jaime Roldós” (Brasil, 2013), de Lisandra I. Rivera e Manolo Sarmiento

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.