26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/10/2014

Prefeitura inaugura nova UBS que vai cobrir integralmente a Atenção Básica no Novo Israel

Foto: Alex Pazuello

Há mais de cinco anos a construção da unidade estava abandonava e agora vai beneficiar 100% da comunidade

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, inauguraram nesta quarta-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Frei Valério Di Carlo, no bairro Novo Israel, zona Norte. Há mais de cinco anos a construção da unidade estava abandonava e agora vai beneficiar 100% da comunidade, cobrindo integralmente o atendimento em Atenção Básica da localidade.


O prefeito destacou que a prefeitura chega a sua 18ª UBS entregue pela atual gestão e que a meta do Município é continuar ampliando a rede até que 70% da população seja atendida pela Atenção Básica. Os demais 30% correspondem às pessoas que possuem planos de saúde particulares. Arthur saudou Frei Valério Di Carlo, que deu nome à Unidade de Saúde, e esteve presente na inauguração.

 


“Nós estamos diante de uma obra que certamente levará muita saúde aos moradores dessa área, aumentando a qualidade e a expectativa de vida. Como essa, outras mais serão inauguradas em breve, dentro do nosso plano de ampliação da rede municipal de saúde. Há 22 anos o Frei Valério doou para a prefeitura U$ 10 mil, recolhidos na Itália, para serem investidos na saúde aqui dessa comunidade. Por isso, nos sentimos muito orgulhosos de entregar essa UBS, totalmente nova, para as pessoas que aqui moram”, afirmou o prefeito.


Frei Valério Di Carlo agradeceu as homenagens feitas em vida e abençoou o local depois de rezar pedindo pela saúde dos profissionais que vão atuar na unidade. “É uma honra ser homenageado dessa forma tão bonita. Rezo para que médicos, enfermeiros e a comunidade sejam abençoados”, completou.

 


Totalmente reformada, a nova UBS possui 400 metros quadrados e vai oferecer atendimento em Atenção Primária à Saúde por meio de uma equipe formada com médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêutico, assistente em Saúde Bucal, técnico de Enfermagem, técnico em patologia e assistente administrativo.


“A inauguração da UBS é mais uma das etapas do processo de ampliação da cobertura da Atenção Primária. Em janeiro de 2013, a cobertura de atendimento era de 35% da população de Manaus, mas já ampliamos para 50%. A meta é chegar a no mínimo 70%”, reforçou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

 


A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, também esteve presente no local e disse que a inauguração era o resultado da consciência coletiva da comunidade. “Todos aqui se juntaram em prol da ampliação dessa Unidade de Saúde, que é bem ampla para oferecer estrutura e serviço de qualidade, como a nossa gestão padroniza”.


A capacidade de atendimento da nova UBS é de 18 mil pessoas. Entre os serviços oferecidos estão a administração de medicamentos, aferição e pressão arterial e de glicemia capilar, atividades de promoção e prevenção à saúde, acompanhamento de programas sociais, consulta de enfermagem em Atenção Primária à Saúde, consulta médica em Atenção Primária à Saúde, curativo, dispensação de medicamentos (Farmácia Gratuita), ultrassonografia, eletrocardiograma, imunização, nebulização, serviço odontológico em Atenção Primária à Saúde.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.