26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
30/10/2014

Prefeitura mobiliza 131 Unidades de Saúde para a prevenção ao câncer bucal

Foto: Rodemarques Abreu

O público-alvo principal são pessoas com mais de 35 anos de idade

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 30, a intensificação das ações de prevenção ao câncer bucal em 131 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. A atividade segue até o dia 07 de novembro e faz parte das ações da Semana de Saúde Bucal do Amazonas, iniciada na quarta-feira, 29, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM) e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

 

 

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, além das Unidades Básicas, uma Unidade Móvel de Saúde Odontológica foi deslocada até a Praça da Polícia Militar, no centro de Manaus, para realizar atividades de educação em saúde e busca ativa de lesões que possam indicar o câncer bucal. O público-alvo principal são pessoas com mais de 35 anos de idade.

 

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, informa que os exames são realizados por um profissional cirurgião-dentista que, caso identifique alguma lesão suspeita, encaminha o paciente para atendimento em um dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), da rede municipal de saúde, localizados nas zonas Norte, Oeste e Sul. “Nos CEO’s, o paciente realiza a biópsia que pode indicar ou não o câncer. Em caso positivo para a doença, é feito o encaminhamento para o atendimento nos serviços de alta complexidade para iniciar o tratamento adequado”, explica Nara Esquivel.

 

 

 

No dia 04 de novembro, a programação da Semana de Saúde Bucal do Amazonas, terá continuidade no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa, com uma programação científica reunindo profissionais da Semsa, Susam, rede privada e acadêmicos de odontologia, com palestras e exposição de casos clínicos.

 

Doença

 

O câncer bucal é um tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, assim como a falta de higiene bucal e alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

 

Sintomas

 

A doença aparece geralmente como uma úlcera (ferida), que no início não dói e não tem tendência à cicatrização. Também pode se apresentar como alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas) e aumento de volume (caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas). Ao perceber qualquer alteração, o paciente deve procurar um cirurgião-dentista das Unidades de Saúde, que irá realizar um exame e avaliar a necessidade de se fazer outros exames que confirmem ou não o diagnóstico.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.