27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/07/2014

Segurança de Manaus na Copa é destaque na avaliação das cidades-sedes

Foto: Ministério da Justiça

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e à esquerda (de óculos) o Secretário Paulo Roberto Vital

Representado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o Plano Operacional Integrado de Segurança para a Copa do Mundo em Manaus, realizado pelo Governo do Estado de 12 de junho a 13 de julho, foi bastante elogiado na reunião de avaliação do Governo Federal, em Salvador, de 16 até este sábado. Participaram do evento coordenado pelo Ministério da Justiça os representantes das 12 cidades-sedes do mundial de futebol.


O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, acompanhado do secretário-adjunto de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, e outros integrantes da SSP-AM, fizeram aos participantes da avaliação uma completa apresentação de como Manaus se preparou e executou com sucesso seu plano de segurança.

 

"O que mais impressionou a todos, a começar do ministro José Eduardo Dutra, foi o nível de integração das forças de segurança do Amazonas com órgãos estaduais, municipais e federais do planejamento ao trabalho na arena, nas ruas, no fan fest, em todos os lugares onde atuamos", disse Vital.

 

Outro fator que colocou o Estado do Amazonas entre os três melhores no quesito segurança na Copa do Mundo foi o índice zero de ocorrência criminal grave nos locais relacionados ao evento mundial. "Até na comparação com igual período de 2013, quando não teve um acontecimento desse porte, obtivemos redução de ocorrências. Nesse um mês de Copa em Manaus, nenhum incidente importante com turistas e delegações estrangeiras", acrescentou o secretário de Segurança Pública, que foi também o coordenador regional do evento.

 

Vital disse que o Governo do Estado vai continuar aplicando esse modelo de atuação integrada entre os órgãos a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a estrutura construída pelo Amazonas e equipada pelo Governo Federal. As eleições de outubro deve ser o próximo grande evento integrado.

 

Dan Câmara disse na reunião que o Plano Operacional foi concebido para explorar ao máximo os investimentos de cerca de 100 milhões de reais dos governos que ficam como melhoria para a Segurança Pública do Amazonas. "Ganhamos em tecnologia, equipamentos e qualificação profissional, que aplicamos por meio dos 3.500 policiais e até 5.000 servidores em cada operação, com até 400 viaturas e mais de 300 câmeras e helicópteros. Isso tudo justifica o sucesso do Amazonas na Copa", disse.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.