01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/09/2017

Agentes de educação da Seduc passam por formação para a aplicação da Prova Brasil

Foto: Divulgação

A Formação Continuada, de acordo com o secretário de Estado de Educação, Arone Bentes, chegará aos 61 municípios do Estado do Amazonas e capital, visando a preparação para a Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017)

O governador David Almeida participou nesta quinta-feira, 14 de setembro, da abertura do treinamento de Formação Continuada da Avaliação em Processo que integram o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas e de avaliação da Prova Brasil (Saeb 2017). O evento reuniu professores, gestores, pedagogos e técnicos em educação dos Ensinos Fundamental I e II (5.º e 9.º anos) e Ensino Médio (3.ª série).



De acordo com o governador David Almeida a qualificação dos educadores e agentes da educação é mais um trabalho importante desta gestão e que visa melhorar ainda mais a qualidade de ensino no Estado. “Além de valorizar o profissional você tem que qualificá-lo e dar condições para que ele possa crescer e pesquisar. E que essa pesquisa e esse conhecimento que eles vão adquirir possam ser transmitidos para os alunos. Aí sim vamos ter uma educação de qualidade e um crescimento nos índices da nossa educação”, ressaltou.

 

Veja também

Secretária Municipal de Educação responde em coletiva de imprensa na Casa Civil questões sobre o Fundeb, VEJA VIDEORREPORTAGEM!



A Formação Continuada, de acordo com o secretário de Estado de Educação, Arone Bentes, chegará aos 61 municípios do Estado do Amazonas e capital, visando a preparação para a Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017). Aproximadamente três mil agentes de educação, entre professores, gestores, pedagogos e técnicos em educação dos Ensinos Fundamental I e II (5.º e 9.º anos) e Ensino Médio (3.ª série), participam da formação tendo acesso à exposição teórica e oficinas pedagógicas elaboradas para se aprofundar na metodologia utilizada para a avaliação.

 

Foto: Divulgação



“São mais de 3 mil multiplicadores. O sistema de avaliação da educação básica é um complexo avaliativo que mede o conhecimento adquiro por alunos do Ensino Fundamental (5.º e 9.º anos) e Ensino Médio (3.ª série). Ele mede o desempenho e todo o esforço das equipes pedagógicas das secretarias de educação em todo o país no que tange a dinâmica do ensino e aprendizagem. É importante que hajam momentos como esse para preparar porque as avaliações acontecem no final de outubro e início de novembro”, explicou o secretário.



A programação da Formação Continuada começou nesta quinta-feira, 14, e segue até o dia 30 de setembro. Os palestrantes da abertura foi a professora da Uerj e Coordenadora de Avaliação e Educação de Matemática Sbem (Sociedade Brasileira de Educação de Matemática), Dr.ª Maria Isabel Ortigão, e o Escritor e Conferencista, professor Tenório Telles.


Segundo Arone Bentes, todos os alunos da rede pública de ensino farão a prova como medida para avaliar em que nível está a educação básica em todo o país. “Esses índices são usados como base para investimentos e fundos que são criados e subsidiam toda a educação no Brasil”, destacou.


Avaliação - A participação das escolas públicas no Saeb é obrigatória, a Seduc já está preparando os professores para as avaliações que acontecem no período de 23 de outubro a 3 de novembro, com testes de Língua Portuguesa e Matemática, com questionários para os estudantes, professores e gestores.



Com carga horária de 40horas, a expectativa da formação é atingir cerca de 4 mil professores da rede estadual para a preparação do Saeb. As oficinas começam no dia 15 na capital e vão até o dia 22 de setembro na Faculdade Boas Novas para os professores do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. A formação no interior começa no dia 25 de setembro e vai até o dia 30 do mesmo mês, nos municípios polos. 



Os professores irão receber, em cada nível de ensino, um Manual de Língua Portuguesa e um de Matemática que fundamentarão a Formação. Neles, além do objeto de conhecimento, terão as Matrizes de Referência com os seus descritores enfatizando aqueles que são, a partir dos resultados do desenvolvimento dos estudantes, considerados críticos no Estado do Amazonas. A Formação foi elaborada tendo como núcleo do processo de ensino aprendizagem o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de competências que deverão ser construídos pelos estudantes. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.