28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
04/12/2017

Aleam recebe Fórum de Controle Social que discute sobre os principais problemas econômicos do Amazonas

Foto: Divulgação

A palestrante Osíris Silva apontou os pontos negativos do modelo como o consequente abandono do setor primário; a dependência da economia do Estado em 95% das atividades da ZFM em Manaus

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou nesta segunda-feira (4), no auditório Beth Azize, a Sessão de Estudos da Realidade Amazonense, do Fórum de Controle Social do Estado do Amazonas (Focos-AM).

 

Como palestrante, o economista Osíris Silva fez uma explanação sobre o tema “Amazonas/Zona Franca de Manaus (ZFM) - Novo modelo econômico”. A palestra girou em torno da apresentação do Seminário Zona Franca e Manaus 2073 - desafios e oportunidades, com demandas e sugestões do segmento industrial para o fortalecimento do modelo ZFM até 2073, e opções para além dessa data.


Veja também

Amazonas recebe certificação de Estado Livre da Febre Aftosa nesta segunda-feira


Osíris Silva apontou os pontos negativos do modelo como o consequente abandono do setor primário; a dependência da economia do Estado em 95% das atividades da ZFM em Manaus e a defasagem tecnológica do Polo Industrial de Manaus (PIM) como os desafios a serem superados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Segundo o economista, se faz necessário diversificar o atual modelo do PIM para o campo da biodiversidade (biotecnologia, bioengenharia, biofármacos, biocosméticos, nanotecnologia, exploração madeireira via manejo sustentável); conciliar preservação do meio ambiente com crescimento econômico (agronegócio, agroindústria, integração lavoura-pecuária-floresta); Zoneamento Ecológico Econômico; ecoturismo e um maior investimento em Ciência e Tecnologia, além de recursos humanos.


“É necessário reestruturar o sistema de planejamento do Estado dotando-o de meios que permitam trabalhar programas e projetos, promover negociações junto a organismos de governo no plano federal e multilateral (Bid, Banco Mundial, etc), avaliar a implantação e medir retornos desses negócios”, afirmou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.