26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
30/07/2015

Amazonas agora é modelo sustentável da pesca manejada do pirarucu

Foto: Divulgação / Secom

Governador José Melo disse que o decreto garante a preservação do pirarucu e beneficia mais de 3 mil pescadores

A pesca e manejo do pirarucu, uma das espécies mais valiosas dos rios da Amazônia, agora é regulada por um decreto do Governo do Amazonas que define normas para seu controle e incentiva o desenvolvimento da cadeia econômica do pescado no Estado. No ato da assinatura do decreto, no dia 23, o governador José Melo disse que o marco regulatório coloca o Estado como pioneiro no modelo sustentável, beneficia inicialmente cerca de 3 mil pescadores de 21 municípios e ajuda na preservação da espécie. "A preocupação é que o pirarucu é um peixe de fácil captura e pode estar daqui a 50 anos em extinção", disse.


O número de unidades de manejo de pirarucu no Amazonas deverá dobrar nos próximos dois anos, saindo de 22 para 50 unidades. Todo o processo será feito a partir do ordenamento da despesca e estará sujeito à fiscalização.

 


Entre as regras do manejo que garantem a proteção da espécie está a proibição da pesca de filhotes e o limite de coleta de apenas 30% do total de peixes por unidades de manejo.


A expectativa do Governo do Estado é que a normatização das regras de pesca incentive a industrialização do peixe. Com isso, além do filé do pirarucu, outras partes como as vísceras, as escamas e os ossos poderão ser usadas como matéria-prima para fabricação de outros produtos, como ração de peixe e peças de artesanato.


Melo também afirmou que o Aruanã é o próximo peixe a ter a pesca manejada regulamentada.


Os pescadores serão orientados em como obter crédito junto à Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) através do programa Banco do Povo.

 

"Agora estamos regulamentando o manejo sustentável. Isso vai gerar mais uma alternativa econômica”, defendeu José Melo.

(Fotos: Divulgação / Secom)

 

A proposta é que eles obtenham crédito para financiar melhorias nas atividades que envolvem a despesca dentro da comunidade. Um estande do órgão ficou à disposição dos participantes para esclarecer dúvidas durante o evento.


O foco é a preservação da espécie. Exemplo disso é o tamanho mínimo exigido para cada pirarucu que será elevado de 150 cm para 155 cm. A medida entrará em vigor a partir de 2016.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.