25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
01/09/2015

Arthur Neto vai ao ministro da Saúde dizer não à CPMF e reclamar recurso

Foto: Divulgação

Prefeito de Manaus, Arthur Neto foi deixar claro ao ministro Chioro situação dos municípios sobre a saúde

Posicionando-se claramente contra a criação de um novo imposto para financiar a saúde, aos moldes do antigo imposto de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que ajudou a derrubar no Senado, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou em Brasília nesta terça-feira (1º) de reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanhado de integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).


A proposta do encontro era buscar uma forma de resolver o desequilíbrio entre gastos municipais com a saúde e os repasses do governo federal. "Tivemos uma boa conversa de onde surgiu a ideia de se montar uma mesa interfederativa para que possamos encontrar uma solução para o financiamento da saúde, que seja boa para todos os lados", disse Arthur. 

 

Ministro da Saúde e técnicos do governo ouviram argumentos de Arthur

(Fotos: Divulgação


O prefeito explicou que, entre 2012 e 2013, os municípios aumentaram sua participação com gasto público em saúde de 21,2% para 28,9%, e no mesmo período a União retraiu sua participação, de 58,6% para 45,8%.


"Conversamos para encontrar uma saída para o aumento de repasses, uma vez que os recursos diminuíram e há muito tempo não acompanham o crescimento dos serviços de saúde oferecidos pelo nosso município", afirmou o prefeito de Manaus. 

 

Arthur recordou à mesa que participou ativamente da extinção da CPMF 


CPMF nunca mais!


Durante o encontro, Arthur Neto lembrou que quando senador foi um dos responsáveis por derrubar o imposto da CPMF e disse que a reprovação, tanto de oposição quanto da situação, a uma possível volta do tributo prova que isso é coisa do passado.


"Não poderíamos concordar com a volta da CPMF, que encarecia todos os produtos porque incidia sobre todas as etapas do processo produtivo. Concordamos que era assunto encerrado e concordamos mais ainda que é preciso encontrar outra saída longe desse tipo de contribuição (CPMF) para resolvermos o problema", disse o prefeito.


A comissão de prefeitos da FNP que participou da reunião teve a presença também dos prefeitos Manguito Vilela, de Aparecida de Goiânia (GO), e de Márcio Lacerda, de Belo Horizonte.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.