29 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
12/04/2017

Barco PAI ‘Todos pela Vida’ inicia calendário de atendimentos em Guajará

Foto: Ismael Neves / FPS

No calendário de atendimentos em Guajará é a segunda cidace da calha do Juruá a receber o atendimento

O Barco PAI “Todos pela Vida” começa nesta quarta-feira, 12 de abril, o calendário de atendimentos em Guajará (a 1,6 mil quilômetros de Manaus). A cidade é a segunda da calha do Juruá a receber a embarcação do Governo do Estado, que oferece mais de 30 serviços nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e educação.

 

A embarcação ficará na cidade até o dia 20 de abril, ancorada no porto do município e na comunidade de Boa Fé, que tem o maior índice populacional.

 

 Veja também

Operação “Interior Seguro” é deflagrada em Iranduba e na Comunidade Rural de Cacau-Pirêra

 

Reformado com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS), presidido pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, o Barco PAI “Todos pela Vida” ficará na calha do Juruá até o dia 9 de julho.

 

Neste período, os atendimentos serão feitos nas sete cidades da calha e em 23 comunidades rurais e indígenas. A primeira cidade do roteiro foi Envira, onde mais de 18,2 mil atendimentos foram realizados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

“Superou nossas expectativas. Conseguimos atender mais de cinco mil pessoas com serviços como emissão de documentos, previdência social e os atendimentos na área de saúde, com uma busca enorme pelos novos serviços de ultrassonografia e Citologia em Meio Líquido”, disse o secretário-executivo de Cidadania da Sejusc, Eduardo da Silva. A Sejus é responsável pela embarcação.

 

Os serviços na área de saúde foram os mais procurados, conforme o balanço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. No barco, a população tem acesso a consultas com clínicos gerais, oftalmologista, dentista e também é possível fazer exames como transvaginal e a inédita Citologia em Meio Líquido, o preventivo com diagnóstico mais preciso que o papanicolau nos casos de câncer de colo uterino.

 

“Também priorizamos a Agenda Criança Amazônia, trabalhando forte, em Envira, na questão da evasão escolar. Fizemos reuniões com os gestores escolares da Seduc e promovemos uma busca ativa de estudantes que tinham abandonado a sala de aula, para tentar reverter o quadro”, acrescentou Silva.

 

Outra iniciativa de destaque realizada através do barco PAI é a busca ativa de pessoas com deficiência para a doação de cadeiras de rodas, bengalas e muletas e a entrega de mosquiteiros impregnados para combater a malária, que tem alto índice de transmissão na região.

 

Em Guajará, a expectativa é alcançar a marca de 20 mil atendimentos porque moradores de cidades vizinhas do Estado do Acre devem buscar os serviços. Depois de Guajará, o barco PAI “Todos pela Vida” segue para Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.