26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/08/2015

Benefícios da torre mais alta do mundo, no AM, são esperados em seis meses

Foto: Divulgação / Secom

Torre de R$ 20 milhões está encravada na floresta amazônica para servir a estudos científicos

Com 325 metros de altura, o Amazonas ganhou a maior torre do mundo para monitoramento ambiental de mudanças climáticas na região amazônica, podendo oferecer os primeiros resultados em seis meses. A estrutura foi montada dentro da reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). O projeto está estimado em R$ 20 milhões.


Batizada de Torre Alta de Observação da Amazônia, com a sigla em inglês Atto, contará com instrumentos para medir a concentração de gás carbônico, metano, óxido nitroso, ozônio e outros gases.


“Na torre serão obtidos dados sobre diversas variáveis meteorológicas, entre elas, temperatura, umidade, vento, chuva, tudo isso de uma forma inédita no mundo inteiro. Além disso, vamos coletar informações sobre gases e também realizar sondagem de dados da atmosfera de até 12 quilômetros”, disse o coordenador do projeto pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rodrigo Souza.


Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, avalia que da Atto sairão resultados de vários grupos de pesquisa que ditarão os estudos sobre mudanças climáticas mundiais das próximas décadas. “Possuir alunos e professores da UEA nesse projeto é uma oportunidade ímpar”, disse.


A cerimônia de inauguração da torre, no sábado (22), teve as presenças do ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do ministro conselheiro da embaixada da Alemanha no Brasil, Claudius Fischbach, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França, do secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tenologia e Inovação (Seplancti), Thomaz Nogueira, além de outras autoridades.


"Os trabalhos desenvolvidos aqui serão para preservar a vida no planeta e dar alternativas para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Somos muito gratos aos nossos amigos pesquisadores da Alemanha, do Inpa e a todos os profissionais que ajudaram a construir essa torre na maior floresta tropical continua do mundo", disse Aldo Rebelo.


A UEA é parceira no projeto juntamente com o Inpa e o Instituto Max Planck. Pesquisadores da UEA e do Inpa, particularmente do mestrado e doutorado em Clima e Ambiente (Cliamb), serão os principais beneficiados pelo novo instrumento de monitoramento.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.