26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
21/11/2018

Castanha do Pará: brasileira e ótima para a saúde do coração, tireoide e cérebro

Foto: Reprodução

Nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, dá dicas de como contar com o alimento para uma vida mais saudável e saborosa

As castanhas estão cada vez mais presentes na rotina de quem segue uma vida saudável. E o número de pessoas que se preocupa com a saúde e qualidade de vida tem aumentado consideravelmente.

 

Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), oito em cada 10 brasileiros buscam uma alimentação mais saudável, sendo que 71% afirmam estar dispostos até a pagar mais caro, contanto que se alimente melhor.

 

Indispensáveis nos cardápios saudáveis, as oleaginosas trazem diversos benefícios para o bom funcionamento do corpo.

 

A castanha do Pará, por exemplo, é uma rica fonte de potássio. “Os benefícios deste nutriente vão desde o controle da pressão arterial até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Por seu alto teor de ômega-9 e por fornecer antioxidantes diversos como vitamina E, selênio, glutationa e esqualeno, a castanha age na saúde do coração; além disso, o alimento também conta com fósforo, que é bom para a saúde dos ossos”, explica Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti.

 

Veja também

Após terminar noivado, Ariana Grande surge beijando outra mulher. CONFIRA FOTO

 

Por ter ação antioxidante e ainda ser rica em gorduras insaturadas, essa castanha também reduz o colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom.

 

 

A Vitamina E, selênio e ômega-9 ajudam na memória e raciocínio, e ainda protegem os neurônios das ações negativas dos radicais livres, podendo contribuir na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. São ótimas, inclusive, para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do câncer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A dica da nutricionista é incluir no cardápio do café da manhã (acompanhada de frutas ou iogurte) ou lanches intermediários. “Ela é uma pedida prática e pode ser levada na bolsa pra qualquer lugar”, afirma Lívia.

 

Outra forma muito comum de consumo é no leite de castanha, uma bebida vegetal saborosa, e que tem todas as propriedades que o alimento in natura oferece. “A sugestão é muito boa para quem não consome o leite tradicional de vaca, seja por preferência ou intolerância, já que essa versão à base de castanha não possui lactose”.

 

Castanha do Pará é ótima para a saúde do coração, tireoide e cérebro (Fotos: Divulgação)

 

Quer incluir a castanha do Pará na sua rotina? Anote as receitas!

 

 

Leite de Castanha do Pará:
1 xícara de castanhas;
4 xícaras de água filtrada.


Preparo:


Deixe as castanhas do Pará de molho em 2 xícaras de água filtrada da noite para o dia, ou por umas 2 horas, no mínimo. Descarte a água e bata as castanhas em um liquidificador com 2 xícaras de água filtrada, até que a mistura obtenha uma consistência leitosa – bater por uns 2/3 minutos. Coe a mistura, de preferência em um pano bem fininho, para obter o máximo de líquido. Consuma em no máximo 2 dias.

 

Bolo de castanha do Pará

 


225g de manteiga em temperatura ambiente;


1 xícara de açúcar de coco;


4 ovos;


1 xícara de farinha de trigo integral;


1 xícara de farelo de aveia;


1 xícara de castanha do Pará triturada;


4 colheres de chá de fermento em pó;


1 colher de chá de sal;


1 copo de leite de castanhas.

 

Preparo:

 

Fotos: Reprodução


Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma assadeira. Reserve. Na batedeira, misture bem o açúcar de coco e a manteiga até o açúcar ter se dissolvido completamente. Em seguida, adicione os ovos um após o outro, incorporando bem cada um, separadamente.

 

Misture a farinha de trigo integral, a aveia, a castanha triturada, o fermento e o sal em um recipiente separado. Em seguida, vá misturando ao creme da batedeira, alternando com o leite de castanha. Quando tudo estiver bem incorporado, despeje na assadeira. Deixe assar por uma média de 35 minutos. 

 

Revista Marie Claire

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.