05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
13/06/2017

Comércio avança 1% em abril, após dois meses de queda

Foto: Ana Branco / Globo

Comércio vazio reflete recessão

As vendas no varejo avançaram 1% em abril, frente a março, após dois meses de queda na comparação com o mês anterior. Frente a abril de 2016, houve uma alta de 1,9%.

 

É a primeira taxa positiva na comparação anual após 24 meses seguidos de perdas. O comércio sente os efeitos da recessão, que provoca aumento do desemprego e reduz a renda das famílias, comprometendo o consumo.

 

No resultado acumulado em doze meses, o varejo ainda registra queda de 4,6%.

 

Veja também 
Mercado financeiro prevê que economia crescerá 0,5% em 2017
 

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

A expectativa do mercado era de que o comércio registrasse recuo de 0,7% frente a março, com projeções que variavam entre queda de 1,6% a alta de 0,9%, segundo a Bloomberg News. Na comparação com abril de 2016, o mercado projetava recuo de 1,6%, com estimativas entre recuo de 3,6% e crescimento de 0,9%.

 

Os desdobramentos da crise política deflagrada após a revelação do conteúdo das denúncias da JBS contra o presidente Michel Temer já aparecem nas sondagens de confiança, um sinal de como a economia reagiu à onda de turbulência.

 

Segundo o economista Aloísio Campelo, superintendente de estatísticas públicas do Ibre/FGV, o Índice de Incerteza Empresarial (IIE) apresentava queda de 3 pontos até o dia 17 de maio, quando o GLOBO revelou o conteúdo da conversa comprometedora entre Temer e o empresário Joesley Batista. Depois, encerrou o mês com alta de 9 pontos.

 

Foto: Reprodução 

 

Extra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.