26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
08/08/2018

Consumo de álcool durante a amamentação prejudica o cérebro do bebê, diz estudo

Foto: Reprodução

Cientistas australianos estão apontando que o consumo de álcool da mãe pode interferir na criança, mesmo depois do nascimento.

A Síndrome do Alcoolismo Fetal (SEF) é uma das grandes responsáveis pela recomendação de zero álcool durante a gravidez. Ela afeta o bebê ainda no útero, gerando déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso (ou até prejuízo) no desenvolvimento motor.

 

Mas agora, cientistas australianos da Universidade Macquarie sugerem que a restrição alcoólica não deve acabar no parto: o ideal para o cérebro do bebê é que a mamãe se mantenha longe de bebida até o fim da amamentação.


É complicado fazer afirmações conclusivas. Ainda hoje não se sabe que níveis de álcool são seguros e a partir de quando o consumo de bebida causa o desenvolvimento da SEF, por exemplo. Por via das dúvidas, a recomendação é zero. E a amamentação segue a mesma lógica: segundo essa nova pesquisa, feita com mais de 5.000 bebês e mães australianos, o cérebro do bebê pode ser prejudicado caso haja resquícios alcoólicos no leite materno. Por isso, é melhor evitar.


Para a pesquisa, os cientistas recrutaram os voluntários em 2004, e seguiram fazendo avaliações (raciocínio, desenvolvimento motor etc.) das crianças a cada dois anos. A autora do estudo, Louisa Gibson, falou sobre os resultados: “Quanto mais álcool as mulheres bebem, ou quanto mais arriscado são os padrões de consumo de álcool durante a amamentação, menor é a capacidade de raciocínio abstrato de criança de 6 a 7 anos de idade”.


Ainda hoje não se sabe que níveis de álcool são seguros e a partir de quando

o consumo de bebida causa o desenvolvimento da SEF

 

Veja também

Secretária de Segurança do Amazonas registra mais de 2,6 mil pedidos de medidas protetivas para mulheres em casos de violência neste ano, em Manaus

 

Esse resultado é fruto de uma comparação: a pesquisa mostrou que não houve declínio nas habilidades de pensamento e raciocínio em crianças com mães que consumiram álcool, mas não amamentaram.

 

Ou seja, nos dois casos as mães consumiram bebida, mas apenas os bebês que entraram em contato com o leite materno sofreram os danos. A redução nas habilidades da criança foi um resultado direto do álcool no leite materno – outros aspectos sociais relacionados à bebida, por exemplo, não tiveram influência alguma.


Isso tudo é coerente, já que a infância é um período de desenvolvimento, e as sinapses do cérebro – conexões entre as células nervosas – estão crescendo em um ritmo bem acelerado. Gibson afirma que o álcool pode danificar diretamente as células cerebrais.

 

E a autora ainda enumera as os possíveis malefícios do álcool no leite materno: segundo ela, a substância pode alterar o conteúdo nutricional do leite, causando uma deficiência nutricional precoce. Outra hipótese é que o álcool pode afetar os padrões de alimentação e sono do bebê.


As pesquisas ainda estão no início, então vale ressaltar: investigações bem mais complexas são necessárias para afirmações conclusivas.

 

As pesquisas ainda estão no início, então vale ressaltar que nenhuma

conclusão será tomada antes de outras

pesquisas (Fotos: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Super Interessante

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.