08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
10/05/2017

David Almeida, o garoto pobre do Morro da Liberdade que virou governador

Foto: Divulgação / Aleam

David Almeida discursa após ser empossado governador do Amazonas, na manhã desta terça-feira, no plenário da Assembleia Legislativa

Aconteça o que Deus e o destino fizerem acontecer daqui para frente, o deputado estadual David Almeida (PSD) praticamente já entrou para a história da política do Estado do Amazonas, e da forma como ele e sua família um dia jamais imaginaram que fosse ocorrer.

 

De repente, o menino que cresceu dando duro para ajudar o pai e a mãe a sustentarem uma prole de sete filhos, fez a sua Roda de Samsara girar.

 

Virou motorista do ex-governador Eduardo Braga, hoje senador pelo PMDB, e, para ele, aquilo era o máximo que poderia almejar como prêmio maior de vida.

 

David servia à família Braga com a marca que sempre caracterizou o seu perfil humilde: com dedicação, lealdade e disciplina.

 

Durante o primeiro governo Braga (2003/2006), foi motorista da Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e o seu jeito humilde agradava tanto que resolveu arriscar um mandato de deputado estadual nas eleições de 2006, com o incentivo de amigos e fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

 

Ele obteve pouco mais de 7 mil votos nas urnas pelo nanico Partido dos Aposentados da Nação (PAN), e chegou como uma surpresa ao Parlamento onde muitos chegaram a colocá-lo no rol dos que chegam, mas não se criam e não retornam mais à Casa Legislativa – um deputado de um único mandato.

 

Quatro anos se passaram e nas eleições de 2010 o menino pobre do Morro da Liberdade deixou estupefatos os curiosos da política, reelegendo-se com 24 mil votos.

 

Era a glória e, para David, Deus já havia lhe dado tudo. No entanto, mais haveria de vir. Destacou-se na presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa no biênio 2014-2015, conquistando a simpatia e a confiança dos seus colegas deputados, e caindo nas graças do então governador José Melo.

 

Reeleito ao terceiro mandato em 2014, David Antônio Abisai Pereira de Almeida, nascido em Manaus no dia 8 de fevereiro de 1969, mostrou sobretudo competência à frente da CCJ da Aleam, o que lhe valeu a liderança do governo e o cargo de segundo vice-presidente na Casa.

 

Mas a Roda de Samsara continuou a girar em favor do menino pobre, agora um homem de muita luta, pronto para mais desafios que não tardaram a vir, pois ele logo foi alçado ao cargo de primeiro vice-presidente do Poder.

 

Finalmente, o destino de David o coroou presidente do Poder Legislativo Estadual, algo inconcebível ou inacreditável 20 anos atrás.

 

O menino nunca programou nada e tampouco sua família, que não tinha meios, nem financeiros nem políticos, para tornar-lhe “gente na vida”.

 

David assumiu o comando da Aleam em janeiro de 2017 e, pouco mais de três meses depois, viu o governador José Melo e o seu vice, Henrique Oliveira, serem cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E aí, pronto, o fato não foi um ato divino, mas um ato feito pelas mãos dos homens e que, de qualquer maneira, transformou em majestade o homem que um dia soube se erguer da pobreza com absoluta honestidade, humildade e determinação de vencer.

 

E pode-se dizer que David superou Golias mais uma vez na história humana, colocando à prova novamente o seu coração e a sua coragem a serviço da população amazonense, no cargo de governador do Estado. E que venham outros desafios. 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.