28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
17/12/2017

De Cacá a Kaká, confira os momentos da carreira do agora ex-jogador

Foto: Reprodução

Seu primeiro gol aconteceu em uma vitória por 4 a 2 sobre o Santos

Em 2001, Kaká ainda adotava o nome de Cacá e iniciava sua trajetória no São Paulo. Visto como uma promessa do clube, ele estreou no Torneio Rio-São Paulo de 2001, em um empate em 1 a 1 diante do Botafogo. Seu primeiro gol aconteceu em uma vitória por 4 a 2 sobre o Santos.


Dois meses depois, o meia conquistava o primeiro título de sua trajetória como profissional em grande estilo. O São Paulo perdia para o Botafogo mas, na reta final, Cacá marcou dois gols em dois minutos e garantiu o título do Rio-São Paulo de 2001 com um 2 a 1.


Veja também

Melhor do Brasil em 2017, Thiago Neves, do Cruzeiro, quer agora ganhar a América


Com muito espaço no São Paulo, o agora Kaká teve espaço na Seleção Brasileira. Após ser frequentemente requisitado, o meia foi convocado para a Copa do Mundo de 2002 e atuou por 18 minutos na vitória por 5 a 2 sobre a Costa Rica. Ainda jovem, ele era pentacampeão. Suas grandes atuações no Tricolor paulista chamaram a atenção do Milan. Em 2003, Kaká chegou ao clube rossonero e logo mostrou que faria história: desbancou os astros Rui Costa e Rivaldo e tornou-se um dos maiores ídolos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 


Ao final de 2004, celebrou suas primeiras conquistas em território estrangeiro: o Campeonato Italiano de 2003/2004 e a Supercopa da Itália de 2004. No entanto, a equipe passou por frustrações na Liga dos Campeões - a maior delas, a final de 2004/2005, onde abriu 3 a 0 e cedeu o 3 a 3, perdendo para o Liverpool nos pênaltis.


Em compensação, Kaká se consolidou como um dos titulares da Seleção Brasileira. Ao lado de uma constelação formada por nomes como Dida, Ronaldinho, Juninho, Ronaldo e Robinho, o meia sagrou-se campeão, ao golear a Argentina por 4 a 1. E Kaká deixou o seu na decisão!


Na Copa do Mundo de 2006, Kaká fez parte do 'quadrado mágico' idealizado por Carlos Alberto Parreira, ao lado de Ronaldinho, Adriano e Ronaldo. Após iniciar o torneio marcando o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Croácia, porém, a Seleção Brasileira caiu nas quartas para a França.


Mesmo com a frustração pelo Brasil, Kaká seguiu em alta com a camisa do Milan. Decisivo na campanha da Liga dos Campeões de 2006/2007, o meia deixou pelo caminho dez gols marcados e ainda deu passe para a jogada de um dos gols do título.

 


Ao final do Mundial de Clubes de 2007 mostrou a grande fase do meia. Inspirado, Kaká marcou um dos gols e participou da jogada para Inzaghi estufar a rede no 4 a 2 sobre o Boca Juniors. No Milan de Seedorf, Inzaghi & Cia., ele foi eleito o melhor da competição. A temporada fantástica rendeu a Kaká o prêmio de Melhor do Mundo da Fifa no ano de 2007. O meia deixou para trás os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.


Já na temporada de 2007/2008, Kaká contou com a parceria de outros dois brasileiros: Ronaldinho e Alexandre Pato. No entanto, a equipe não rendeu o esperado. Começaram a surgir rumores de uma saída do meia para outro clube. Após uma sucessão de especulações, Kaká mudou de ares cercado de promessas: iria defender a camisa do Real Madrid, em uma equipe galáctica formada por nomes como Raúl, Xabi Alonso, Benzema e Cristiano Ronaldo.

 


No entanto, a sua passagem acabou marcada por momentos conturbados. Lidando com uma série de lesões, perdeu espaço no clube merengue e amargou momentos em que esteve na reserva. Mesmo com oscilações físicas, seguiu como camisa 10 aos olhos do técnico Dunga para a Seleção Brasileira. Em 2009, novamente deu a volta olímpica na Copa das Confederações, ao lado de nomes como Daniel Alves, Lúcio, Elano e Luís Fabiano. E faturou uma Bola de Ouro no torneio!


Em meio a rumores sobre ter ido à África do Sul lesionado, Kaká iniciou a Copa do Mundo de 2010 com confiança. O camisa 10 participou das vitórias sobre a Coreia do Norte, por 2 a 1, e Costa do Marfim, por 3 a 1. Entretanto, o Mundial de 2010 teve um acorde dissonante de Kaká. Na vitória sobre a Costa do Marfim, o meia saiu de campo expulso, e ficou de fora do empate em 0 a 0 com Portugal.

 


De volta nas oitavas de final, Kaká contribuiu para a vitória por 3 a 0 do Brasil sobre o Chile. De seus pés, saiu o passe para Luís Fabiano marcar o segundo gol brasileiro. No entanto, a frustração em sua mais recente Copa do Mundo veio na partida seguinte. Com altos e baixos, Kaká viu a Seleção Brasileira ser eliminada com o revés por 2 a 1 para a Holanda.


Na sequência de sua passagem pelo Real Madrid, Kaká passou a ser preterido pelo então técnico José Mourinho. O fato de treinar em separado do restante do elenco o fez desabafar: 'É como se eu começasse minha carreira aos 30 anos', disse, ao 'Esporte Espetacular'. Embora estivesse no elenco do título espanhol de 2011/2012, pouco jogou.

 


No ano de 2013, retornou ao Milan, em uma tentativa de reencontrar-se com seu bom futebol. Mesmo com alguns gols como lembrança, o meia não evitou a campanha abaixo da média do clube rossonero. Em um 'adeus', o clube milanês teceu elogios: 'Alguns amores nunca acabam. Seu retorno foi o raio de sol em uma temporada vagamente melancólica para o Milan'.


Ainda em 2014, Kaká acertou com o Orlando City. Mas, antes, reencontrou-se por seis meses por um antigo amor: o São Paulo. Com participações decisivas, o meia contribuiu para o vice-campeonato brasileiro e a obtenção da vaga na Copa Libertadores de 2015. Foram oito gols em 24 partidas pelo Tricolor paulista.

 


A partir de 2015, Kaká vestiu a camisa do Orlando City. Em sua empreitada no futebol dos Estados Unidos, o meia marcou 25 gols em 76 partidas, e teve grandes atuações. Porém, não levou a equipe às fases finais da MLS.


Ainda em 2014, Kaká voltou à Seleção Brasileira, ao substituir Ricardo Goulart, que fora cortado. No Superclássico das Américas, o meia atuou por alguns minutos no triunfo por 2 a 0 sobre a Argentina.

 


Em entrevista coletiva, Kaká anunciou o fim de seu ciclo no Orlando City. O meia, que atualmente está com 35 anos, deixou seu futuro em aberto Dois meses depois de deixar o Orlando City, Kaká anuncia que está pendurando as chuteiras. Foram 16 anos atuando nos grandes gramados do futebol mundial e inúmeros títulos e conquistas pessoais.

 

Fotos: Reprodução

 

Lance

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.