02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/05/2017

Defensoria Pública faz atendimento especial para 'famílias afetivas', na Zona Oeste de Manaus

Foto: Reprodução

O programa Defensoria Itinerante estará no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus, das 8h às 14h

Moradores da Zona Oeste de Manaus terão atendimento especial da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) nestas quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de maio, como parte da campanha nacional “Família Afetiva”, realizada pelas Defensorias Públicas de todo o País.

 

O programa Defensoria Itinerante estará no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus, das 8h às 14h, para prestar orientação e assistência jurídica na área de família, principalmente para casos relacionados ao reconhecimento do afeto nas relações familiares, como ações de guarda compartilhada, reconhecimento de paternidade, adoção e retificação de registro público para inclusão do nome do pai, entre outras.

 

Veja também

Demandas baseadas no reconhecimento do afeto nas relações familiares terão atendimento especial da DPE-AM esta semana


De acordo com a coordenadora do programa Defensoria Itinerante, Caroline Braz, os defensores públicos e assistentes jurídicos que participarão da ação também farão atendimentos das demais demandas da área de família e registros públicos, como divórcio, dissolução ou formalização de união estável, pensão alimentícia, inventário e curatela.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O defensor público geral da DPE-AM, Rafael Barbosa, destaca que a ação faz parte da programação do Maio Verde, pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, e também integra a campanha nacional das Defensorias Públicas que, neste ano, tem como objetivo mostrar que a instituição atua para garantir o direito ao reconhecimento da instituição familiar e da aplicação do Direito de Família a qualquer tipo de relação, sobretudo aquelas em que o afeto é a base da formação familiar.


Para agilizar o atendimento, é necessário que as pessoas interessadas levem documentos pessoais, certidão de nascimento de dependentes e demais documentos relacionados à demanda. Para adoção por maiores, por exemplo, são necessários RG, CPF e comprovante de residência do adotante e adotado, certidão de nascimento do adotante e do adotado e RG e DPF de duas testemunhas.


Para guarda consensual para terceiros, além de RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança ou adolescente, é necessário que os pais apresentem documentos pessoais e assinem o Termo de Guarda e Responsabilidade. É preciso, ainda, declaração escolar informando quem é o responsável pela criança (se houver) e RG e CPF de duas testemunhas.


Para ações de investigação de paternidade são necessários: RG, CPF, comprovante de residência do requerente, certidão de nascimento da criança ou adolescente, laudo de exame de DNA (se houver), qualquer outra prova que indique a paternidade (fotos, cartas, vídeos etc.) e RG e CPF de duas testemunhas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.