02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
20/01/2016

DENÚNCIA DO LEITOR! DESABAMENTO DE TERRAS DEIXA FAMÍLIAS ISOLADAS NA ESTRADA DA VÁRZEA DO IRANDUBA E COMUNIDADES PEDEM SOCORRO

Foto: Divulgação / Leitor

Fenômeno da queda de barranco na estrada acontece todos os anos com cheia do rio

O desabamento de aproximadamente 300 metros de barranco em alguns trechos na estrada da Várzea, na região da costa do Iranduba, na margem esquerda do rio Solimões, ocorrido nesta terça-feira (19), levou vários líderes comunitários a procurar o PORTAL DO ZACARIAS para denunciar o isolamento por via terrestre de várias comunidades rurais do município de Iranduba (a 23 quilômetros de Manaus).


O deslizamento interrompeu o tráfego de veículos no ramal, que tem cerca de 18 quilômetros e vai até a comunidade 7 de Setembro.

 

A estrada da Várzea é a única via terrestre por onde é feito o escoamento da produção da agricultura familiar no beiradão de Iranduba; e é, também, o caminho para o deslocamento das centenas de famílias que residem na região.


De acordo com o líder comunitário da ilha do Baixio, Aldecir Lima da Silva, de 51 anos, o problema é antigo e todos os anos com o fenômeno da cheia e seca do rio Solimões o barranco cai e a estrada da Várzea é interditada prejudicando o escoamento da produção de frutas e hortaliças e isolando por via terrestre várias comunidades.

 

“Uma parte da estrada desabou ontem perto da comunidade Divino Espírito Santo e mais de 600 famílias ficaram isoladas. Não temos como passar de carro para escoar a produção. Dependemos dessa estrada para tudo, até para irmos para Iranduba e para Manaus para vendermos os nossos produtos”, desabafou da Silva.


Segundo o produtor, até mesmo pelo rio Solimões o escoamento está complicado porque em alguns trechos o rio está seco e só passam canoas, dificultando o escoamento da produção.

 

“Isso já virou rotina esse barrando cair. A prefeita Mada (Madalena de Jesus) esteve aqui ontem e prometeu que hoje as máquinas estariam aqui para começar os trabalhos de construção de um desvio de 350 metros para que possamos voltar a utilizar a estrada. Está chovendo agora de manhã, acredito que quando a chuva passar os trabalhos devem começar”, afirmou esperançoso o produtor.

  

A queda do barranco deixou várias comunidades isoladas na estrada da Várzea

 

A redação do PORTAL DO ZACARIAS entrou em contato por telefone na manhã desta quarta-feira (20), com a prefeita de Iranduba, Madalena de Jesus, que afirmou que as máquinas já foram deslocadas para a comunidade Divino Espírito onde vão começar os trabalhos assim que a chuva parar.

 

“Estivemos no local com a Defesa Civil e a Amazonas Energia porque alguns postes caíram e precisam ser substituídos. Já enviamos as máquinas agora de manhã para começar o serviços de construção do desvio próximo da comunidade Divino Espírito Santo assim que a chuva passar. Não temos previsão quando os trabalhos serão concluídos, pois vários trechos da estrada desabaram interditando o trânsito de veículos”, explicou a prefeita.

 

 

(Divulgação / Leitor)

 

 

(Reprodução de trecho de matéria exibida pela TV Amazonas em 19.jan)

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.