05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
03/01/2019

Em 2019, serão apenas quatro feriadões. Saiba como se planejar para aproveitar as folgas

Foto: Reprodução

Feriadões são ideais para viajar

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas já pegam o calendário para conferir o período dos feriadões. Neste 2019, entretanto, a contagem das folgas será um pouco menor.

 

São cinco feriadões, mas, como o de Ano-Novo já passou, só restam quatro oportunidades de feriados prolongados para quem gosta de viajar. Os especialistas dizem que, com um planejamento financeiro bem estruturado, é possível aproveitar os dias de descanso sem estourar o orçamento.


Quatro feriados nacionais vão cair no fim de semana, três no sábado (Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados) e um no domingo (Tiradentes). Entre os feriados prolongados está o da Semana Santa, que começa na sexta-feira, 19 de abril, e termina no domingo de Páscoa, dia 21 - que também é feriado de Tiradentes.

 

Veja também 

Exército teve 13 mil munições desviadas em 2017; pouco mais da metade foi recuperada

 

Entretanto, para quem mora no Rio, a folga pode ter mais de três dias, uma vez que 23 de abril é feriado no estado. Se o viajante conseguir emendar a segunda-feira, terá cinco dias de descanso.


— O primeiro passo para conseguir fazer uma viagem é ter um bom controle do orçamento doméstico — explica a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto. — A melhor alternativa é levantar a quantia disponível para gastar, e só então decidir qual o destino da viagem. Isso é importante para não exagerar nas despesas nem criar dívidas futuras.


Feito isso, o próximo ponto é a escolha do deslocamento até o destino e a hospedagem. Também é possível reduzir gastos neste ponto, explica Annalisa:


— Em vez de ir para hotel, alugar uma casa ou quarto por meio de aplicativos de economia compartilhada ajuda a reduzir os custos. Outro ponto importante é o translado. Viajar de carro pode ser mais barato, entretanto, as aéreas costumam fazer promoções para viajar bem cedo ou de madrugada. Comprar a passagem desta forma também ajuda a economizar.


Uma outra medida para conseguir viajar em um dos feriadões é o corte de gastos no orçamento. De acordo com Filipe Pires, professor de Finanças do Ibmec/RJ, algumas despesas fixas podem ser reduzidas.


— Os planos de telefonia móvel e fixa, internet e TV a cabo sobem ao longo do tempo, na medida em que os contratos para novos clientes costumam ser mais vantajosos. É interessante entrar em contato com as operadoras para conseguir um preço melhor nos planos — explica o professor. — Alem disso, fazer cortes no lazer, como trocar idas a restaurantes e bares por encontros em casa, ajuda a reduzir os gastos.


Planejamento da viagem


Com a economia nos serviços e no lazer, os especialistas indicam que uma outra boa medida é separar uma parte do salário para custear as despesas na viagem. Esta quantia, entretanto, não deve ser aplicada em investimento muito sofisticado.


— Como estamos falando de feriadões, que são períodos relativamente curtos e próximos, é interessante deixar o dinheiro na poupança. Com o dinheiro na caderneta, ele vai ter algum rendimento, não terá desconto de Imposto de Renda e ainda estará seguro por estar guardado no banco — pontua Annalisa.


Além de organizar o orçamento antes da viagem, é importante traçar um plano de gastos no destino. Esta medida é importante, pontuam os especialistas, para que o viajante não volte para casa com as contas no vermelho.


— Separe um valor fixo para gastar durante a viagem, de modo que o orçamento do mês não fique prejudicado. Controlar os gastos tendo um valor fixo para gastos diários é fundamental para aproveitar o feriado sem preocupações — aconselha Pires: — Deste total, separe 10% para imprevistos ou gastos emergenciais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


Caso o objetivo da viagem no feriadão seja apenas o descanso, a recomendação é evitar os destinos nos quais o consumo faz parte do roteiro.


— Se a pessoa quiser viajar, mas ter o menor gasto possível, é importante evitar os grandes centros urbanos que costumam ter grandes lojas e circuitos gastronômicos, roteiros que precisam de uma certa quantia de dinheiro — relembra Annalisa: — Viajar para praia ou campo é uma boa alternativa para ter descanso e não gastar muito.


Feriados em 2019


A lista oficial de feriados e pontos facultativos nacionais foi publicada no dia 28 de dezembro pelo Ministério do Planejamento. Serão cinco as oportunidades de descanso prolongado em 2019: começando pelo réveillon, o carnaval, a Paixão de Cristo, o Corpus Christi e a Proclamação da República. Confira, abaixo, a lista dos feriados nacionais neste ano:


1º de janeiro (terça-feira): Confraternização Universal (feriado)


4 de março (segunda-feira): carnaval (ponto facultativo)


5 de março (terça-feira): carnaval (ponto facultativo)


6 de março (quarta-feira): Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)


19 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado)


21 de abril (domingo): Tiradentes (feriado)


1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho (feriado)


20 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)


7 de setembro (sábado): Independência do Brasil (feriado)


12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida (feriado)


28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo)


2 de novembro (sábado): Finados (feriado)


15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República (feriado)


24 de dezembro (terça-feira): véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h)


25 de dezembro (quarta-feira): Natal (feriado)


31 de dezembro (terça-feira): véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14h)


Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.