18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
22/07/2018

Em preliminar da F1, Enzo vai ao pódio e Petecof vence entre os estreantes na F4

Foto: Reprodução

Integrantes da Academia de desenvolvimento de pilotos da Ferrari, brasileiros saem satisfeitos com resultados alcançados na rodada dupla disputada no circuito alemão de Hockenheim

Os dois jovens pilotos brasileiros que disputam a concorrida F4 alemã tiveram um bom fim de semana no Circuito de Hockenheim, segundo eles próprios.

 

Neste domingo, na segunda corrida da quinta etapa do campeonato, Enzo Fittipaldi, 17 anos, nascido em Miami, da equipe Prema, obteve o terceiro lugar, depois de largar em sexto.

 

Gianluca Petecof, 15 anos, paulista, seu companheiro, décimo no grid, recebeu a bandeirada em sétimo.

 

Veja também
 
Neymar defende seu estilo de jogo após críticas e garante permanência no PSG
 

Ambos fazem parte da Academia da Ferrari. O alemão Lirim Zendeli, da US Racing, venceu a prova.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Na corrida de sábado, Enzo largou em oitavo e chegou em quarto. Gianluca avançou de 14º para sexto.

 

Ambos disputam também o Campeonato Italiano de F4, com os mesmos carros produzidos pela italiana Tatuus, equipados com motor Abarth de 160 cavalos, destinada a receber os meninos do kart que chegam aos 15 anos, idade mínima.

 

No alemão largam 25 carros e no italiano, 30.

 

Enzo Fittipaldi é o terceiro no Alemão de

Fórmula 4 (Foto: Divulgação)

 

O GloboEsporte.com conversou com Enzo e Gianluca em Hockenheim deste domingo.

 

O neto de Emerson Fittipaldi, irmão de Pietro, piloto da F Indy e do Mundial de Endurance (WEC), disse ter ficado satisfeito com os dois resultados, quarto e terceiro, apesar de distintos dos que está acostumado no Italiano, no qual é o líder.

 

Hoje (domingo), acho que era possível chegar em segundo. Disputei a posição com meu companheiro de equipe (o inglês Oliver Caldwell), tentei a ultrapassagem na curva 8, mas freei um pouco tarde e tomei o X (Enzo passou mas foi ultrapassado em seguida pelo adversário).

 

Perdi tempo. Em três voltas encostei nele de novo, mas meu carro saía de frente na última curva quando muito perto, obrigando-me a ficar a certa distância, o que impedia de tentar passá-lo.

 

Enzo recebeu a bandeirada em terceiro, a 424 milésimos de Caldwell.

 

Gianluca Petecof acelera na prova da F4 Alemã em

Hockenheim (Foto: Divulgação)

 

Ele está na segunda temporada na F4. No alemão ocupa a terceira colocação, com 165 pontos, diante de 214 de Zendeli, primeiro.

 

Enzo venceu a primeira das três corridas no Circuito Red Bull Ring e foi ao pódio em cinco outras oportunidades.

 

Chamou a atenção, neste domingo, a facilidade com que o vencedor, Zendeli, abria de Caldwell e Enzo depois das duas saídas do safety car.

 

Seu carro visivelmente era bem mais rápido.

 

- Aqui no campeonato alemão eles estão conseguindo tirar um pouco mais de velocidade do carro e a minha equipe, apesar de muito boa, é da Itália. Lá nós estamos na frente, disse Enzo. Sobre a corrida do sábado, comentou:

 

- Não deu para fazer muita coisa porque larguei em oitavo.

 

Na classificação ficou aquele chove, para e o meu instante na pista não foi o melhor. De qualquer forma, terminei em quarto.

 

No italiano, domingo, a F4 realiza, no Circuito Enzo e Dino Ferrari, a quinta etapa.

 

Depois de 12 corridas nas quatro primeiras, Enzo lidera com 178 pontos, seguido pelo italiano Leonardo Lorandi, da Bhaitec, com 177.

 

Enzo já obteve cinco vitórias, sendo três nas três últimas provas, em Misano, e seis pole positions.Gianluca é estreante no automobilismo. De 2010 até o ano passado competia de kart.

 

- Esperamos eu chegar na idade mínima para passar para os carros. No começo foi difícil.

 

Considero essa transição, do kart para o carro, como a mais difícil na carreira. É mais fácil passar da F4 para a F3 ou F2, carros bem mais rápidos, do que do kart para a F4.

 

O GloboEsporte.com pediu ao piloto para explicar melhor quais foram suas dificuldades.

 

- O tipo de guiada é diferente. Frear é bem mais complexo, há todo um procedimento, trabalhamos o balanço do freio (frente e traseira), a maneira como aceleramos também exige aprendizado, é distinta.

 

Enquanto no carro tudo isso te permite ser rápido ou não, no kart é menos relevante. Mas obviamente você treina, ganha experiência nas corridas e pega a mão. Estou contente com a minha evolução.

 

Já na segunda corrida da etapa de abertura da F4 alemã, em Oschersleben, Gianluca ganhou o troféu de melhor estreante, como a categoria faz a cada prova, ao chegar em sexto.

 

- Minha meta é estar entre os cinco primeiros nas corridas e no final do campeonato entre os dez.

 

Já na Itália a meta é lutar pelo quarto lugar. Infelizmente não pude disputar uma etapa por causa de uma lesão nas costas.

 

Quero, também, obter a minha primeira vitória já este ano.No Alemão, Gianluca é o décimo com 30 pontos. No italiano, oitavo, com 66.

 

O quarto colocado, sua meta na Itália, é o tcheco Petr Ptacek, da Bhaitec, com 94. Gianluca não disputou as três corridas da etapa de Monza, terceira do calendário, mas já ganhou cinco vezes o troféu de melhor estreante.

 

A tendência é Gianluca disputar mais uma temporada da F4 em 2019, e concorrer ao título, enquanto Enzo, apesar de não saber ao certo o que fará, é correr na nova F3.

 

Este será o último ano da GP3. Em 2019, equipes do europeu de F3 e da GP3 vão disputar a nova F3, com corridas no mesmo fim de semana da F1 e da F2.

 

Os sábados e domingos de GP passam a ser uma excelente vitrine para os chefes de equipe da F1, por estarem todos, agora, no mesmo ambiente. 

 

Globo esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.