26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/04/2017

Escola pública de Manaus disputará torneio de robótica na Dinamarca

Foto: Divulgação

Etapa internacional vai contar com a participação de alunos de mais de 90 escolas públicas e privadas de várias partes do mundo

A Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, na zona leste de Manaus, está entre as dez do país classificadas para a etapa internacional de um torneio de robótica que será realizado de 26 a 28 de maio na Dinamarca.

 

Das instituições selecionadas, a de Manaus e uma de Goiás, são as únicas públicas.

 

A equipe de robótica do colégio, chamada de Invictus, é composta por três estudantes de 15 anos e dois de 14 anos. Na etapa nacional, realizada em março, em Taguatinga (DF), eles se classificaram em 31º lugar.

 

Veja também 

MEC retira termo 'orientação sexual' da versão final da Base Curricular

 

O grupo também foi vencedor estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria ensino fundamental.



Além de um robô, os alunos desenvolveram um game educativo para computadores e celulares voltados para a preservação do Sauim de Coleira, uma espécie de macaco que corre risco de extinção.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A professora Grasielle Souza, integrante da equipe, ressalta que o animal só exite em em Manaus, Itacoatiara (AM) e Rio Preto da Eva (AM) “Na natureza só existem aproximadamente 47 mil deles. Isso é muito pouco. Vimos que a principal ameaça parte da falta de conhecimento do animal” afirmou Grasielle Souza.

 

A Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho desenvolve um projeto de robótica desde junho de 2015 e conta, atualmente, com a participação de 28 alunos.

 

A professora Grasielle destaca a importância social da iniciativa: “a robótica mudou a realidade da nossa escola. Nossa escola fica num bairro que tem um índice de violência alto. A robótica não só trouxe para dentro da escola serviços públicos que não existiam, mas também um novo olhar da comunidade, que passou a querer a participar da vida ativa da escola.”

 

A estudante Laís Sampaio, de 14 anos, participa do projeto e conta que está muito feliz com a classificação da equipe para a etapa internacional do torneio de robótica. “É uma maravilha. A gente ficou muito feliz com o resultado. A gente trabalhou muito por isso. A gente desenvolveu nosso projeto que é o sauim de coleira, que só existe na região do Amazonas.”

 

O Torneio de Robótica First Lego League é organizado no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). A iniciativa é direcionada à crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos de idade, e pretende despertar o interesse deles pela ciência e tecnologia, dentro do ambiente escolar.

 

A etapa internacional vai contar com a participação de alunos de mais de 90 escolas públicas e privadas de várias partes do mundo.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.