26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
21/07/2016

Estudantes do Ceti de Parintins conquistam 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Foto: Divulgação / Seduc

Além disso, os estudantes também representaram, recentemente, o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos

O resultado final da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) deste ano de 2016 foi divulgado nesta semana. Representando o Estado do Amazonas, estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), finalizaram a competição conquistando 9 medalhas, sendo 6 de ouro e 3 de prata.


A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.


Os estudantes participantes da olimpíada devem demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.


Aprendizado - Participando da olimpíada pela segunda vez, o estudante do 2º ano do ensino médio Odinei Tosui Correa Souza, 16, comemorou a conquista da medalha de ouro e a colocação entre os alunos com as melhores pontuações na competição educativa. “Esse resultado é bem gratificante. É uma honra conquistar essa medalha de ouro e estar entre os melhores colocados na competição nacional”, afirmou o estudante, destacando que competições como essa são fundamentais para aprimorar o seu conhecimento.


Outra medalhista de ouro na olimpíada foi a estudante do 9º ano do ensino fundamental, Vitória Tárcila Pimentel de Souza, 14, que participa pela primeira vez da competição. “Essa é uma grande conquista para mim. Fiquei muito feliz e surpresa com o resultado e pretendo continuar participando de competições como essa, pois é um meio de aprender cada vez mais”, comentou Vitória.


Também do Ceti de Parintins, conquistaram medalhas os seguintes estudantes: Cliviane Farias Cordeiro, Marques da Silva Carvalho, Rafael Alexandre Penha Silva e Aline Mais Barbosa (medalha de ouro), além dos alunos Igor Cidade Muniz, Carlos Eduardo dos Anjos e Fabrício Vieira Almeida (medalha de prata).


Para a coordenadora da área de Ciências Humanas do Ceti de Parintins, professora Fernanda Lima, a preparação dos estudantes para a competição foi fundamental para garantir tal resultado. “Nós contamos com toda uma preparação dos estudantes para garantir esse resultado positivo. Nesse ano, tivemos um destaque maior na competição, pois houve um maior envolvimento dos alunos e o resultado foi extremamente positivo”, explicou Fernanda.


Trajetória - Administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Ceti Gláucio Gonçalves é responsável pelo atendimento a 800 estudantes dos ensinos fundamental e médio e tem se destacado na qualidade do ensino, conquistando excelentes resultados em competições a nível nacional e internacional, entre elas a participação na feira internacional Expociencias Latinoameticana (ESI-Amlat), na cidade de Mazatlan, no México, competição que rendeu medalha de ouro aos estudantes.


Além disso, os estudantes também representaram, recentemente, o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (8th International Tournament of Young Mathematicians-ITYM) que será realizado em São Petersburgo, na Rússia.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.