27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/10/2016

Exames de prevenção e combate ao câncer bucal vão ser intensificados durante a Semana

Foto: Divulgação

A medida integra as ações organizadas pelas equipes da Gerência de Saúde Bucal para Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) vai intensificar, entre os próximos dias 25 e 31 (terça a domingo da semana que vem), os exames de saúde bucal à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

A medida integra as ações organizadas pelas equipes da Gerência de Saúde Bucal para Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal que neste ano tem como tema o : "Câncer de Boca, é preciso falar disso!"

 

Segundo a gerente de Saúde Bucal, do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Nara Esquivel, desde o mês de maio, ações consideradas como atividades de pré-campanha à Semana vinham sendo realizadas nas 139 Unidades de Saúde que dispõem dos serviços de prevenção e combate ao câncer Bucal.

 

 - É importante que a população esteja sendo informada e examinada a cerca de lesões na cavidade bucal.

 

No mesmo período, também foram desenvolvidas atividades de educação em saúde junto aos usuários desses serviços na rede de saúde no município.

 

Ainda conforme Nara Esquivel, em 2015, os Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos), realizaram 62 biópsias de lesões bucais e, destas, um caso se confirmou como câncer, após a realização do exame histopatológico pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

- Em casos positivos, nós encaminhamos para à Fundação Cecon para iniciar tratamento.

 

A Semana de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal foi instituída pela Lei Municipal 1.866, de 13 de maio de 2014 e suas ações na Atenção Primária estão integradas à promoção e manutenção da saúde integral da população usuária que utiliza os serviços disponibilizados na rede de saúde do município de Manaus. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.