25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/07/2015

Extremistas do EI chegam à Europa em barco de imigrantes

Foto: Uncredited / AP

Membro do grupo Estado Islâmico patrulha um mercado em na cidade síria de Raqqa

Extremistas do Estado Islâmico (EI) estão sendo transportados para a Europa via Mediterrâneo em barcos de contrabandistas junto com imigrantes, revelou nesta segunda-feira a procuradora da União Europeia (UE) Michele Coninsx.
 

Michele, chefe da agência de cooperação judiciária Eurojust, disse a repórteres que recebeu a informação como parte dos esforços da organização para ajudar nações da UE a responderem conjuntamente contra a imigração ilegal, o terrorismo e a criminalidade na internet.
 

A procuradora acrescentou que os esforços de coordenação da Eurojust estão em andamento e que ela não poderia divulgar o que os países disseram à agência.
 

Outra informação que Michele passou aos jornalistas foi a de que grupos como Estado Islâmico também estão usando recursos provenientes do tráfico de seres humanos para financiar o terrorismo.
 

O retorno de extremistas estrangeiros que lutam com o EI a seus países de origem já era uma preocupação da União Europeia. Estima-se que há milhares de estrangeiros combatendo ao lado do grupo em Iraque e Síria.
 

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), o número de imigrantes que atravessam o Mar Mediterrâneo numa tentativa de chegar à Europa foi 83% maior no primeiro semestre de 2015 na comparação com o ano passado, enquanto as mortes mais do que triplicaram.
 

O aumento de chegadas no continente e de mortes durante a travessia forçou as nações europeias a intensificarem as operações de resgate e discutirem um plano para o acolhimento de imigrantes entre os países da UE.
 

De acordo com o chefe da ONU para refugiados, António Guterres, a maioria dos imigrantes que tentam a perigosa viagem através do Mediterrâneo não é motivado por questões econômicas e sim por guerras e perseguições.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.