26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
02/05/2019

Famosos pelo estilo de jogo, Diniz e Sampaoli medem força pela primeira vez na Vila Belmiro

Foto: Reprodução

Fernando Diniz e Jorge Sampaoli, rivais nesta quinta, às 19h15, na Vila Belmiro

Não é exagero dizer que Fernando Diniz e Jorge Sampaoli, rivais nesta quinta, às 19h15, na Vila Belmiro, são as principais referências no Brasil de um estilo de jogo considerado moderno. Os técnicos de Fluminense e Santos são adeptos do domínio da bola e tratam como inegociável a iniciativa, algo que o argentino chama de protagonismo. Mas não são idênticos.

 

No último Estadual do Rio, o Tricolor foi o time que mais trocou passes: acertou 7.482 em 15 jogos, uma média de 498,8. Bem à frente do Flamengo, o segundo, com 401 por partida. No Paulista, o Santos se destacou na estatística, com média de 457 passes certos por jogo. É seguido pelo Corinthians, com 394.

 

Veja também 

Neymar critica jovens do PSG e diz que 'não é um time que vai longe'


Tricolores e santistas lideraram também a posse de bola nos Estaduais. No entanto, Diniz é adepto de um domínio mais paciente, com sequências de passes mais longas. Sampaoli usa deste expediente sempre que o adversário fecha espaços, mas tem como ideal tentar chegar ao gol adversário de forma mais rápida.

 

Diferenças à parte, o jogo é dos mais promissores da rodada. Afinal, vão se enfrentar dois times condicionados a tratar bem a bola e buscar a construção das jogadas pelo chão, com trocas de passes e jogo ofensivo.

 

Ainda que sejam dois trabalhos que, embora tenham começado ao mesmo tempo (no início da temporada), hoje parecem em estágios diferentes. O Santos consegue produzir mais chances de gol a partir do domínio da bola. Foi líder em assistências para gol e em finalizações no Campeonato Paulista, com 15,6 arremates por jogo. No Carioca, o Fluminense ficou apenas em terceiro neste quesito, com 12,4 finalizações por jogo.

 

É natural que times com vocação ofensiva, cujos rivais tendem a se fechar, tenham dificuldade para penetrar retrancas. Mas a falta de infiltração, até aqui, parece ser um problema maior do Fluminense do que do Santos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Nesta quinta, Diniz precisará ter especial atenção com a mobilidade do ataque rival, que tem Jean Mota funcionando como "falso 9", além da ocupação do meio-campo. Alisson e Sanchez costumam contar com a movimentação de Jean Mota e a presença dos laterais, Victor Ferraz e Jorge, que funcionam muitas vezes como armadores.

 

— Os jogadores da frente deles são muito rápidos. Não ficam tanto com a bola, mas apostam na velocidade, especialmente nos contragolpes. Se a gente jogar com três volantes ou com dois e um meia, temos de ter atenção. Especialmente nas jogadas pelas laterais, que são o forte deles — alertou o lateral Gilberto.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.