28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
05/03/2018

Gladiadores não morriam tão frequentemente quanto você imagina. CONFIRA!

Foto: Reprodução

Apesar de ser possível conseguir fama e riqueza, eles ainda eram escravos, e poucos conseguiam se libertar pela batalha.

Batalhas entre gladiadores eram comuns no Império Romano.

 

Não só no famoso Coliseu, mas também em outras diversas arenas, hoje espalhadas pelo mundo, homens e animais batalhavam, se tornando famosos e divertindo a população.

 

Esse costume começou como uma forma elaborada de sacrifício humano, mas durante o Império o foco das batalhas era principalmente o entretenimento.

 

Veja também
 
 Fran Petersen e Luana Caetano em ensaio de tirar o fôlego. CONFIRA FOTOS!

 

Apesar de termos a impresão de que eles eram obrigados a lutar, alguns se voluntariavam, colocando suas vidas em jogo.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Mas se as batalhas fossem tão mortais assim, valeria a pena?

 

Hoje sabemos que os riscos não eram tão grandes, principalmente para os gladiadores que já possuíam fama, e o motivo é bem conhecido por todos: dinheiro.

 

Para que as batalhas fossem interessantes, era necessário que tivessem treinamento, acomodação e alimentação, criando assim guerreiros para o entretenimento.

 

Dadas as devidas adaptações, podemos comparar as batalhas a lutas de MMA atualmente, nas quais felizmente os lutadores não treinam para morrer nem usam armas, pois em escavações arqueológicas foram encontrados mosaicos que possuíam a imagem de gladiadores, provando que existia torcida por lutadores específicos.

 

Inclusive, existem até relatos de imperadores que possuíam pôsters mostrando os mais populares.

 

Como o objetivo das batalhas era distrair a população, e ela adorava demonstrações de coragem, eram utilizados também animais e cenários para que situações fossem criadas, mais ou menos como um teatro com risco de morte.

 

Hoje estima-se que a chance de um gladiador sair vivo era de aproximadamente 90%. Apesar de ser possível conseguir fama e riqueza, eles ainda eram escravos, e poucos conseguiam se libertar pela batalha.

 

De qualquer forma, quem quisesse ver a carnificina real chegava mais cedo na arena, pois nesse período os criminosos condenados e presos políticos eram colocados para lutar — mas, nesse caso, sem nenhuma fama ou glória. 

 

Fotos: Reprodução

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.