05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
19/03/2019

Governo chileno indica ‘vestido curto’ a mulheres em almoço com Bolsonaro

Foto: Reprodução

Deputada acusa governo de Piñera de machismo por convite; responsável diz que termo não significa

O governo chileno indicou “vestido curto” como traje ideal para mulheres que participarão de um almoço oficial com o Jair Bolsonaro, agendado para o próximo sábado, 23 de março.

 

O convite se tornou público após postagem no Twitter da deputada Maite Orsini Pascal, que criticou o presidente Sebastián Piñera por conduta machista. Organizadores do evento e outros parlamentares alegam que o termo foi mal interpretado.


Bolsonaro visitará o Chile no final da semana, após encerrar passagem pelos Estados Unidos. Na convocação a parlamentares do país para um almoço com o chefe de Estado brasileiro, o código de vestimenta indica: “homens: terno escuro ou roupa equivalente; mulheres: vestido curto”.

 

 

Veja também

Manifestantes se reúnem em Washington contra visita de Bolsonaro. VEJA VÍDEO

 

O convite é assinado pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, e a primeira-dama, Cecilia Morel.


Segundo o Diretor-Geral de protocolo do ministério de Relações Exteriores do Chile, Frank Tressler, o texto não pede que mulheres vistam roupas curtas, mas sim que não se exige traje de gala.


“Há uma má interpretação, o convite aponta que não é necessário traje de gala”, declarou Tressler ao jornal local La Tercera, após repercussão negativa no país.


Ao tornar público o teor do convite, a deputada Maite Pascal, do partido de esquerda Revolución Democrática, também criticou o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.


“Não somente o governo (do Chile) decide receber com honras um presidente xenófobo e machista (Jair Bolsonaro), senão que também pede às deputadas da República para irem com ‘vestido curto’. Esse é o Sebastián Piñera que diz acolher demandas feministas, mas envia um convite que segue em 1800”, escreveu Pascal.


Porta-voz do governo de Piñera, Cecília Perez afirmou que a vestimenta sugerida é “parte do protocolo do próprio parlamento” e que “se quiserem renovar os protocolos, que se revisem todos”.


Também ao jornal La Tercera, o deputado Mario Desbordes, do partido conservador Renovación Nacional, considerou a deputada Maite Pascal “desinformada” pelo comentário.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“Quando dizem que os homens devem usar ternos escuros, não significa que devemos usar roupas pretas, mas sim para não utilizarmos guayabera (camisa formal). Quando dizem ‘vestido curto’, não é minissaia. Isso está estabelecido em normas de protocolo”, alegou.

 

Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.