28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
14/04/2017

Jovens cientistas pretendem elaborar um catálogo com plantas medicinais usadas por índios de comunidade do Amazonas

Foto: Divulgação

Projeto é desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola da Fapeam  

Estudantes da Escola Estadual Samsung do Amazonas pretendem elaborar um catálogo com as plantas medicinais usadas por comunitários e índios Kambebas, moradores de uma comunidade situada às margem do Rio Negro.

 

O trabalho leva o nome de “Plantas medicinais de uso popular tradicional na Amazônia: identificação, extração, plantio e processamento básico na comunidade Três Unidos, APA Rio Negro”.

 

Veja também

Mulheres Indígenas Ianomâmis transmitem experiências de artesanato e pintura


O projeto de pesquisa é realizado sob a coordenação do professor José Maria Gomes da Silva no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), que recebe fomento do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital da chamada pública Nº 001/2016 - PCE/FAS.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Segundo o professor, o estudo pretende identificar e documentar o uso de métodos e técnicas de cultivo de plantas medicinais. A pesquisa tem a inteção de mostrar que as comunidades ribeirinhas, inclusive a comunidade indígena dos Kambebas, fazem uso de muitas espécies sem dados químicos e farmacológicos registrados.

 

A interação entre os jovens pesquisadores e os índios Kambebas tem sido proveitosa e contribui com o andamento do estudo, como explica o professor.


“Tem sido bastante satisfatória a interação de valores de conhecimentos sobre algumas plantas, pois mesmo que existam algumas plantas na aldeia, eles (os Kambevas) não sabiam exatamente suas propriedades e quais seus benefícios, como por exemplo, o Pinhão-Branco que em tem vários benefícios entre eles, antidiabética e anti-inflamatória, mas também é muito tóxica. O embrião da semente pode levar à cegueira, devido ao estado de alucinações que produz”, explicou o professor.


O coordenador ressalta que os resultados já alcançados são animadores e refletem diretamente no bem-estar da população daquela região.


“Toda pesquisa científica deixa um legado bastante significativo. Esse campo de plantas medicinais ainda é pouco explorado. Você já imaginou, algum dia, um médico receitar um determinado tipo de medicamento, e, ao invés de você ir a uma farmácia dirigir-se ao seu pequeno canteiro e pegar o remédio que você necessita? É utopia, mas quem sabe um dia?”, indagou o educador.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.