26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
09/02/2016

Mangueira ganha o Estandarte de Ouro de melhor escola; veja outras ganhadoras!

Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Verde e rosa levou para a Sapucaí enredo "Maria Bethania, a menina dos olhos de Oyá"

 A Estação Primeira de Mangueira ganhou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial. A verde e rosa, que encerrou os desfiles, levou para a Sapucaí o enredo "Maria Bethania, a menina dos olhos de Oyá". O enredo autoral foi desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, estreante no grupo especial. O Estandarte de Ouro é o tradicional prêmio de O Globo que coroa os destaques do carnaval.

 

O desfile da verde e rosa, que explorou a religiosidade da homenageada, foi dividido em seis setores: "cabeça feita num candomblé de Ketu", "Bethânia: dos orixás e dos santos de altar", "Um Brasil guardado na voz, um Brasil na opinião", "Celebrando a obra musical da abelha rainha", "Mangueira apresenta 'o palco' de Maria Bethânia", "Santo Amaro e o céu de lona em verde e rosa". São 28 alas e seis alegorias.

 

Integrante da comissão de frente da escola (Foto: Guito Moreto / O Globo)

 

A Mangueira foi a última escola do Grupo Especial a desfilar (Foto: Guito Moreto / O Globo)

 

A filha de Dona Canô veio no último carro, o do circo, vestida por Gilda Midani

 

Maria Bethânia é a homenageada do ano pela Mangueira (Foto: Roberto Moreyra / O Globo)

 

Dona de 18 titulos, o último campeonato conquistado pela Verde e Rosa foi em 2002, com o enredo "Brasil com Z é pra cabra da pesté, Brasil com S é nação do nordeste". Presidida por Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, a Verde e Rosa busca a reabilitação. Em 2015, a agremiação ficou em décimo lugar cantando as mulheres brasileiras.

 

- A escola vai se reestruturando a cada ano. A dívida da Mangueira estava muito grande. A cada ano a gente paga um pouco mais da dívida e investe no carnaval. A expectativa deste ano é um carnaval melhor que o do ano passado, quando pegamos um dilúvio - afirmou o presidente da Mangueira, que acrescentou:

 

- Apesar de todas as dificuldades, não posso deixar de ressaltar o esforço da Liesa em fazer com que este continue sendo o maior espetáculo da Terra. A mangueira chegou, vamos em frente - disse Chiquinho da Mangueira.

 

 Melhor Comissão de Frente

 

A Salgueiro ganhou o Etandarte de a melhor comissão de frente. Um ator

representava Exú na avenida (Foto: Antonio Scorza/ O Globo)


O Salgueiro ganhou o Estandarte de Ouro de melhor comissão de frente do Grupo Especial. A vermelha e branca levou para a Sapucaí o universo da malandragem, uma ópera clássica dividida em atos ao longo do desfile, desde o lado romântico dos cabarés à filosofia de botequim. A comissão de frente usou com uma fantasia de malandro da favela.

 

A comissão de frente da escola foi uma das poucas que não utilizou tripé. Apesar do pouco espaço, cada uma das três saias das damas da noite comportava uma bailarina e um integrante da escola, responsável por fazer a estrutura andar. As saias eram equipadas com luzes de LED e soltavam fumaça na Sapucaí.

 

O responsável pela ala, Hélio Bejani, ficou emocionado com o prêmio.

 

- Foram oito meses desde a ideia até a concepção e cinco meses de ensaio direto. Uma das nossas grandes ousadias foi fazer todo o trabalho da comissão no chão, sem tripé. Além disso, a gente também teve muito trabalho para fazer um novo tipo de malandro, um malandro mais contemporâneo, além, claro, dessa questao de ter uma pessoa deitada praticamente dentro de cada saia - disse.

 

Mestre Sala

 

Phelipe Lemos (à direita), da Vila Isabel, ganhou o Estandarte de melhor

Mestre-sala (Foto: Custódio Coimbra / Custódio Coimbra/ O Globo)

 

Phelipe Lemos, da Vila Isabel, ganhou o Estandarte de Ouro de melhor mestre-sala do Grupo Especial. A escola abriu o segundo dia de desfiles na Sapucaí e retratou a vida e obra do cearense de berço e pernambucano de coração Miguel Arraes. O ex-governador completaria 100 anos.

 

 Porta Bandeira

 

Marcela Alves, do Salgueiro, ganhou o Estandarte de melhor

Porta-bandeira (Foto: Fernando Lemos/ O Globo)


Marcela Alves, do Salgueiro, ganhou o Estandarte de Ouro de melhor porta bandeira do Grupo Especial. Ela estava fantasiada de rainha dos mendigos.

 

 Samba Enredo


A Portela ganhou o Estandarte de ouro de melhor samba enredo do Grupo Especial. De acordo com a comissão julgadora, os motivos foram a letra, a melodia e o efeito que provocou no público na avenida. A escola levou para a Sapucaí o enredo "O voo da Águia Portela, em 2016, nos conduzirá a lugares distantes, uma viagem sem fim que atravessa a história da humanidade". O samba enredo é de composição de Samir Trindade, Wanderley Monteiro, Elson Ramires, Lopita 77, D-Menor e Edmar Jr.

 

Puxador

 

Ito Melodia, União da Ilha do Governador, ganhou o Estandarte

de melhor puxador (Foto: Guito Moreto/ O Globo)


Ito Melodia, da União da Ilha do Governador, ganhou o Estandarte de Ouro de melhor puxador de samba do Grupo Especial. A escola da Zona Norte levou para a Sapucaí o enredo que tinha como pano de fundo as olimpíadas deste ano.

 

 Bateria

 

Beija-Flor de Nilópolis ganhou o Estandarte de melhor

bateria (Foto: Guito Moreto/ O Globo)


A Beija-Flor ganhou o Estandarte de Ouro de melhor bateria do Grupo Especial. A atual campeã do carnaval entrou na Marquês de Sapucaí com um enredo que conta a história de Cândido José de Araújo Viana. A escola usou o fato de que o Marquês de Sapucaí nasceu em Minas Gerais para erguer uma onda dourada na avenida que, por mero acaso, tem o nome dele. Cerca de metade da escola veio folheada a ouro, num luxo que lembrou a escola dos primeiros tempos de Joãosinho Trinta.

 

A bateria contou com a participação de músicos da Orquestra Maré do Amanhã. Antes de entrar na Avenida, a bateria fez um esquenta e lembrou o enredo sobre Guiné Equatorial, que venceu em 2015 o carnaval.

 

Fonte: oglobo.globo.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.