01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
14/03/2017

Manguezal na Austrália morre de ‘sede’ por causa do caos climático

Foto: Orman Duke / AFP

Vegetação cobria 7.400 hectares, ao longo de mil quilômetros na costa do país

A Austrália tem sido um dos países que mais vêm relatando impactos ambientais provocados pelas mudanças climáticas. A Grande Barreira de Corais sofre com a acidificação dos oceanos por causa do aumento das temperaturas, e agora pesquisadores da Universidade James Cook relatam um imenso manguezal, que se estende por mil quilômetros da costa do Golfo de Carpentária, no Norte do país, morreu de “sede” no início do ano passado.

 

— Desde 2011, a zona costeira vem experimentando chuvas abaixo da média, e a seca de 2015/2016 foi particularmente severa — disse Norman Duke, líder do estudo publicado no “Journal of Marine and Freshwater Research”. — Além disso, as temperaturas na área estavam em níveis recordes e as árvores do manguezal ficaram secas por causa da redução dos níveis da água em 20 centímetros por causa do El Niño.

 

Veja também 

Samarco pede transferência de processo para Minas Gerais, mas MPF contesta

 

Os cientistas usaram imagens de observações aéreas e satelitais iniciadas em 1972, combinadas com dados climáticos e de temperatura. Segundo os pesquisadores, a mortandade de aproximadamente 7.400 hectares de mangue é sem precedentes no mundo, e o pior episódio de morte de manguezais provocada pelas alterações climáticas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


— Essencialmente, eles morreram de sede — disse Duke.

 


Árvores ficaram fora da água por causa da seca prolongada (Foto: Handout / AFP)


A mortandade aponta que os mangues, assim como os corais, são vulneráveis às mudanças climáticas e aos eventos climáticos extremos. Segundo Duke, os manguezais do Golfo da Austrália são considerados os mais bem preservados do mundo, por terem poucos impactos da ação humana.

 

— Então a relativa dominância das influências climáticas nesta região são de interesse crítico para observadores sobre as respostas ambientais às mudanças climáticas — disse Duke. 

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.